No date

MNCR realiza planejamento Estadual em São Paulo

A Coordenação Estadual do MNCR no Estado de São Paulo esteve reunida nos dias 13 e 14 de Março no Espaço de Formação Roseli Nunes na cidade de São Paulo. O Encontro teve como pautas a crise econômica internacional e a luta por direitos no Estado.

No primeiro dia do encontro aconteceu um seminário em parceria com o Projeto Coleta Seletiva Brasil-Canadá em que estiveram presentes Jorge Kayano, pesquisador do Instituto Polis, Minoru Kodama, economista, além de Fabio Cardoso como mediador discutindo a crise econômica e os efeitos e alternativas para os catadores.

No período da tarde Elizabeth Grimberg, socióloga do Instituto Polis, falou sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos. Foi debatido as propostas de alterações no projeto lei e suas implicações junto aos catadores de todo o Brasil.

O representante Igor Felippe Santos falou em nome do MST (Movimento dos Sem Terra) sobre a luta do movimento no campo, os embates políticos, trajetória e conquistas do MST. Falou ainda as distorções de fatos veiculados pela grande mídia em favor da burguesia, além na necessidade de unificar as lutas dos movimentos sociais e por em prática a solidariedade de classe citando como exemplos a Assembléia Popular, Coordenação de Movimentos Sociais (CMS), Via Campesina entre outros, como espaços de articulação de movimentos sociais.

A arquiteta Mariana Fix falou sobre o constante processo de exclusão dos pobres nos grandes centros urbanos buscando um dialogo sobre qual a lógica de planejamento das cidades em prática hoje em todo o Brasil citando o exemplo recente de processos de expulsão de pobres do centro de São Paulo e ações do inicio do século feitas na cidade do Rio de Janeiro.

As palestras e debates realizados na sexta-feira serviram de subsidio para o planejamento Estadual no sábado, dia 14. Após a exibição do vídeo documentário “A Margem do Lixo”, de Evaldo Mocarzel, os catadores iniciaram um debate sobre a atividade da catação, suas dificuldades, avanços e desafios. A atividade durou toda a tarde de sábado e resultou na elaboração de um plano de ação a ser executado por uma comissão de representantes eleita em plenário no final do encontro.

Estiveram presentes no encontro da Coordenação Estadual do MNCR cerca de 50 delegados representantes dos 10 Comitês Regionais do MNCR espalhados por todo o Estado de São Paulo.

Foto 1 de 44Visualizar todas

 

 

 

 

 

 

 

Apresentação de fotos em Slide