MNCR faz intensa participação na Cúpula dos Povos/Rio+20
O MNCR finalizou no ultimo dia 22 de junho sua participação na Cúpula dos Povos na Rio+20 trazendo a bagagem um intenso aprendizados durante os dias que esteve no Rio de Janeiro uma delegação de 300 catadores e catadoras dos Estados do Ceará, Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Goias, Amazonas, Paraná e Rio Grande do Sul.
Apesar das péssimas condições oferecidas de alojamento e alimentação, além dos problemas de infraestrutura enfrentados no evento, os catadores deixaram sua marca na história da Rio+20 com uma participação implacável mostrando para a sociedade à que veio.
No período de 15 a 22 de junho o MNCR manteve atividades em uma Tenda no Aterro do Flamengo, local destinado a Cúpula dos Povos, evento da sociedade civil organizada paralelo a Rio+20 oficial. A tenda, das mais visitadas e cheias ao longo dos dias, reuniu convidados do MNCR e debateu temas importantes para futuro do planeta, como o risco que trazem os incineradores de lixo.
Por dois dias a Tenda do MNCR recebeu especialistas e ativistas mobilizados na Coalizão Nacional Contra a Implantação de Incineradores de Lixo no Brasil. Participaram também representantes da Aliança Global Alternativas à Incineração de Resíduos (GAIA) trazendo experiências de lutas travadas contra a incineração em outros países do mundo. Experiências nacionais e internacional também mostraram métodos alternativos e sustentáveis de tratamento dos resíduos sólidos sem a necessidade da queima como destino final.
Outro tema de destaque foi a profissionalização do trabalho dos catadores como agentes imprescindíveis para o tratamento e destinação dos resíduos, economia de energia e movimentação da economia nacional pela cadeia produtiva da reciclagem. Foram apresentadas experiências de contratação e pagamento aos catadores por serviços prestados e perspectivas de novas áreas de geração de renda, como o tratamento dos resíduos orgânicos para recuperação do biogás. A delegação indiana expôs sua experiência de tratamento de resíduos orgânicos e entusiasmou a todos. Cicero Bley, diretor da Itaipu, também abordou o tema e acredita que a energia que pode ser recuperada dos resíduos orgânicos pertence aos catadores de materiais recicláveis.
Entre os convidados estive uma delegação internacional com membros da Red Latinoamericana de Recicladores e da Aliança Global de Recicladores que somaram esforças para importa a visão dos catadores do mundo para as soluções sustentáveis para o planeta que, sem sua visão, deve incorporar a inclusão social como elemento chave para o desenvolvimento realmente sustentável.
Veja aqui mais fotos 4 (painel de Genero)
Veja aqui mais fotos 5 (painel sobre higienização)
Veja aqui mais fotos 6 (organização na Índia)