Guia de formação de cooperativas compartilha conhecimento de capacitação

O MNCR é co-autor do livro “Do lixo à Cidadania – Guia de Formação de Cooperativas de Catadores de Materiais Recicláveis”  lançado no dia 10 de setembro de 2013 pelo Instituto de Pesquisa Socioambiental (IPESA) e parceria com a editora Periópolis. O evento ocorreu no auditório do Departamento de Geografia da Universidade de São Paulo (USP) e contou com a presença de empresas patrocinadoras, catadores de materiais recicláveis, organizações sociais e estudantes.

Escrita em parceria com a Editora Peirópolis, com o apoio do Movimento Nacional de Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR)e patrocinada pela Natura e Ambev, a publicação aborda as experiências e os bons resultados obtidos na gestão e formação de cooperativas de catadores, a fim de implementar projetos e soluções no controle dos resíduos.

“Com o livro, esperamos estimular municípios a desenvolver sistemas de coleta seletiva com inclusão e contratação de organizações de catadores, e contribuir para a profissionalização desses agentes, como instrumento de apoio ao desenvolvimento de uma política de sucesso na gestão de resíduos sólidos”, afirma Julio Ruffin Pinhel, coordenador do Programa Resíduos Sólidos do Ipesa.

A obra, destinada a gestores municipais, ONG’s, associações, incubadoras, universidades, pesquisadores, empreendedores sociais, empresários e entidades apoiadoras, além das próprias organizações de catadores, mostra alternativas sobre como lidar com o lixo de maneira organizada e sustentável.

“A partir desse livro muito gestores públicos serão sensibilizados, surge para gente um instrumento de política pública. Que esse livro não fique lá guardado e empoeirado, mas que serva como uma ferramenta de estudo uma ferramenta de trabalho” declarou Roberto Laureano, representante do MNCR, durante o evento de lançamento.

Com uma tiragem de 10 mil exemplares, o livro será destinado gratuitamente aos mais de 5.500 mil municípios do território nacional com o objetivo de estimular governantes, organizações e a população a desenvolverem sistemas de coleta seletiva, com inclusão e contratação de organizações de catadores. Além da versão impressa, os interessados poderão acessar a publicação e diversos outros conteúdos no hotsite da publicação.

 

Baixe o livro em  www.dolixoacidadania.org.br

 

Confira matéria da TVT: