Documentário 'À Margem do lixo' recebe diversos prêmios

Setor de Comunicação MNCR

“A Margem do Lixo”, filme de Evaldo Mocarzel que retrata do dia-a-dia dos catadores de materiais recicláveis da cidade de São Paulo recebeu Prêmio especial do Júri e Prêmio de Júri Popular do 41º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, além do prêmio Aquisição TV Brasil que incluirá o filme na programação do canal.  

Na estréia no Festival o filme foi aplaudido de pé pelos espectadores presentes no Cine Brasília e foi muito elogiado pela crítica.

 

Veja mais informações

Reportagem da rádio CBN no Festival

Ouça aqui

 

Video lançamento do Filme

http://br.youtube.com/watch?v=6ROeUAcTQ-4

   

 Video premiação do Filme

http://br.youtube.com/watch?v=iz67u-zCh2Y

 

 

Filme sobre catadores está entre 6 indicados à premiação

O filme ‘À Margem do Lixo’, que retrata o cotidiano dos catadores de materiais recicláveis da cidade de São Paulo, está entre os seis filmes selecionados a mostra competitiva de 35 milímetros do 41º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro (FBCB), que teve início na noite desta terça-feira (18) e vai até o dia 25. ‘À Margem do Lixo’ será lançado no próximo domingo (23), e participará de debate no dia 24.

 

O documentário aborda a rotina de vida e a visão política, social e ambiental dos catadores, onde uma parte deles é organizada em rede, como a Cata Sampa, formada por cooperativas de reciclagem da Grande São Paulo ligadas ao Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR).

 

Dirigido pelo jornalista e cineasta Evaldo Mocarzel, o filme, de 35 mm e 83 minutos, está entre os seis ‘longa metragem’ que disputam o Troféu Candango. Além desses seis filmes, a mostra competitiva conta com 12 ‘curta e média metragem’ em 35 milímetros e 34 ‘curta e média’ em 16 milímetros.

 

O trabalho é a terceira parte de uma tetralogia iniciada com os filmes ‘

À Margem da Imagem’

(que recebeu 19 prêmios em festivais no Brasil e no exterior) e ‘

À Margem do Concreto’

(que recebeu o prêmio de Melhor Filme pelo Júri Popular no Festival de Brasília).

 

Após ser lançado no domingo, às 20h30 e 23h30, no Cine Brasília, o filme será exibido na segunda-feira (24), às 16h e 19h30, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB); na terça-feira (25), às 14h e 21h30, na Embracine CasaPark e na quarta-feira (26), às 21h, No Cinemark Pier 21. 

 

Detalhes do Filme

 

Setor de Comunicação do MNCR