Documentário sobre o MNCR concorre a prêmio no Festival de Cinema de Brasília

mncr
Publicado 10/08/2016 15:05 Última modificação 17/08/2016 13:26

O longa-metragem 'Catadores de História', dirigido pela documentarista Tania Quaresma, foi selecionado para o 21

o

Troféu Câmara Legislativa da Festival de Brasília do Cinema Brasileiro que acontece entre 20 e 27 de setembro de 2016. O filme conta a trajetória dos catadores e catadoras de materiais recicláveis no Brasil e a atuação do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR).

O filme também foi contemplado pelo edital do Fundo de Apoio a Cultura do Governo de Brasília para um lançamento popular nas cooperativas de catadores de Brasília. Também acontecerá no Museu da República entre os dias 06 e 30 de setembro a exposição multimídia “Catadores de História: reflexão sobre o 'lixo', consumo e impermanência” que permitirá ao público ter contato com outras ações do projeto, como mostra fotográfica, oficinas culturais com filhos de catadores e suas produções artísticas, mostra de vídeos sobre a realidade desses trabalhadores e outros.

“Durante todo o processo de filmagens, o que mais ouvimos foi sobre a importância de catadoras e catadores serem vistas(as), serem reconhecidas(os) . Essa é a importância da participação do filme em festivais: tornar visível o universo da catação”, declarou Tania Quaresma, diretora do filme.

“Catadores de História” é um projeto formado por um conjunto de ações que incluem filme de longa metragem, exposição multimídia, livro/almanaque, coleção de folhetos de cordel e oficinas, com catadores e catadoras de Brasília, DF e de todas as regiões brasileiras. O objetivo do projeto é retratar, de forma realista e digna,a vida desses(as) profissionais neste momento histórico, e mostrar de que maneira eles e o país estão fazendo a transição para a nova realidade desenhada pela Lei de Resíduos Sólidos.