Documentário sobre o MNCR concorre a prêmio no Festival de Cinema de Brasília

O longa-metragem 'Catadores de História', dirigido pela documentarista Tania Quaresma, foi selecionado para o 21

o

Troféu Câmara Legislativa da Festival de Brasília do Cinema Brasileiro que acontece entre 20 e 27 de setembro de 2016. O filme conta a trajetória dos catadores e catadoras de materiais recicláveis no Brasil e a atuação do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR).

O filme também foi contemplado pelo edital do Fundo de Apoio a Cultura do Governo de Brasília para um lançamento popular nas cooperativas de catadores de Brasília. Também acontecerá no Museu da República entre os dias 06 e 30 de setembro a exposição multimídia “Catadores de História: reflexão sobre o 'lixo', consumo e impermanência” que permitirá ao público ter contato com outras ações do projeto, como mostra fotográfica, oficinas culturais com filhos de catadores e suas produções artísticas, mostra de vídeos sobre a realidade desses trabalhadores e outros.

“Durante todo o processo de filmagens, o que mais ouvimos foi sobre a importância de catadoras e catadores serem vistas(as), serem reconhecidas(os) . Essa é a importância da participação do filme em festivais: tornar visível o universo da catação”, declarou Tania Quaresma, diretora do filme.

“Catadores de História” é um projeto formado por um conjunto de ações que incluem filme de longa metragem, exposição multimídia, livro/almanaque, coleção de folhetos de cordel e oficinas, com catadores e catadoras de Brasília, DF e de todas as regiões brasileiras. O objetivo do projeto é retratar, de forma realista e digna,a vida desses(as) profissionais neste momento histórico, e mostrar de que maneira eles e o país estão fazendo a transição para a nova realidade desenhada pela Lei de Resíduos Sólidos.

 

 

 

 

 Serviço:

CATADORES DE HISTÓRIA


Direção

 Tania Quaresma
documentário, 75min, 2016, DF

O filme mostra o cotidiano de Catadoras e Catadores de materiais recicláveis, que tiram seu sustento do que a sociedade descarta e chama de "lixo". Partindo do "lixão da estrutural", maior "lixão a céu aberto da América Latina", que fica em Brasília, a 18 quilômetros do Palácio do Planalto, o documentário desvenda a multifacetada realidade dessas (es) profissionais que, apesar das condições sub-humanas de trabalho, conseguem dar exemplo de união, dignidade, solidariedade e cidadania. Filmado principalmente em Brasília, o longa-metragem traz também

imagens de outras regiões do Brasil, compondo um painel que ajuda a entender o Plano Nacional de Resíduos Sólidos, editado em 2011.

Produção executiva

 Geralda Magela

Roteiro

 Tania Quaresma

Fotografia

 Waldir de Pina

Montagem e edição de som

 Bruno Villar

Direção de arte

 Tania Quaresma e Bruno Villar

Trilha sonora

 Dimir Viana, Andre Luiz Oliveira, Renato Matos, Claudio Vinícius e GOG

Produtora

Caminho do Meio Criações Audiovisuais

Tania Quaresma -

começou a trabalhar como fotógrafa em 1967, com 17 anos, documentando para a Folha da Tarde os movimentos estudantis e operários de protesto contra o governo militar. Desde então trabalhou para as mais importantes redes de TV do país, fotografou os Jogos Olímpicos no México, documentou aspectos da vida em Cuba, fez curso de cinema na Alemanha, produziu documentários, séries de TV, filmes de longa-metragem, discos, shows e exposições multimídia. Lançou seu primeiro longa,

Nordeste: Cordel Repente, Canção

em 1975. Seguiram-se

Trindade: Curto Caminho Longo

(1979) e

Nísia, Paulo e Josué - Oficinas de Memória

(2008).

Catadores de História

é seu quarto longa-metragem.

CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA LIVRE

http://www.festbrasilia.com.br