Comissão Nacional debate o futuro da categoria
A Comissão Nacional do MNCR esteve reunida entre os dias 19 e 21 de setembro na cidade de São Paulo para debater e deliberar sobre temas estratégicos para a categoria. É o caso da Logística Reversa de embalagens em geral que aguarda normatização do Governo Federal por meio de edital aberto para empresas buscando o Acordo Setorial, do qual os setores envolvidos apresentarão sua proposta ao Governo e têm de definir critérios para retorno das embalagens à cadeia produtiva por consenso das partes.
A legislação atual já garante a participação dos catadores na gestão compartilhada desses resíduos, falta, no entanto, definir como os catadores serão pagos pelos serviços prestados na logística reversa. A Comissão deliberou, uma vez que legalmente os catadores têm direito de apresentar também uma proposta, apresenta-la formalmente atendendo os critérios do edital. Uma Comissão de catadores foi escolhida para negociar com os diversos setores buscando o consenso.
Outros temas abordados foram às novas tecnologias de gestão dos resíduos, sustentabilidade financeira e a organização interna do MNCR.