MNCR participa de encontro intersetorial de trabalhadoras e trabalhadores informais

Camelos, empregadas domésticas, catadoras/es, ambulantes, feirantes, trabalhadores/as em domicílio, motoristas de aplicativo estiveram em brasília durante os dias 16 a 18 de maio para discutir as estratégias de luta, organizações e desafios dos trabalhadores/as informais no Brasil.

No dia 16 pela manhã foi realizada uma audiência pública na Câmara dos deputados e deputadas, que expos as dificuldades enfrentadas pelos diferentes setores que compoe essa frente. Também foi fortalecida a ideia de criação de uma Frente Parlamentar para tratar deste tema, que esta na fase de coleta de assinatura para sua instalação.

Nos demais dias ocorreram mesas de debate com apresentação de diversos temas, como a recomendação 204 da organização internacional do trabalho(OIT) sobre o trabalho informal, política de cuidados, direitos humanos, dentre outros.

A programação do evento contou com visita a Central de cooperativas do Distrito Federal-Centcoop, reunião com o Ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho e com o Ministro dos direitos humanos e cidadania Silvio Almeida.

No último dia, foram definidas estratégias internas de fortalecimento da organicidade para avançar na conquista de direitos e a solidariedade de classe em cada estado.