Lula participa mais um ano do tradicional Natal com Catadores de materiais recicláveis e população em situação de rua

O MNCR – Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis e o Movimento Nacional da População em Situação de Rua realizaram no dia 15 de dezembro, Galpão do Armazem do Campo do MST, mais uma edição do tradicional Natal entre os catadores de materiais recicláveis e população em situação de rua, com o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva. Trata-se de uma história que dura décadas. São 19 anos de celebração de uma relação de admiração e respeito mútuo entre o presidente eleito e os trabalhadores da catação de material reciclável.

Ainda antes de ser eleito presidente, Lula mantinha contato estreito com o Movimento Nacional dos Catadores de Material Reciclável (MNCR), que organizava a luta dos trabalhadores, tentando garantir políticas públicas que os incluísse de maneira produtiva à cadeia da reciclagem. Já em seu primeiro ano no governo, Lula criou um espaço de diálogo permanente com o governo: o Comitê Interministerial de Inclusão dos Catadores com a participação de 11 Ministérios, empresas públicas federais e o MNCR.

No final daquele ano, Lula participaria pela primeira vez do Natal dos Catadores. Neste dia, o presidente Lula foi homenageado como o primeiro “Amigo do Catador”, prêmio oferecido pelo MNCR para homenagear ações de parceria com a categoria. Nos anos seguintes, a cada encontro de Natal, os catadores e catadoras e a população em situação de rua avaliavam as políticas realizadas e apresentavam novas demandas.

Na edição de 2022, o presidente eleito visitou a feira da Expocatadores e conversou com lideranças históricas do MNCR na esteira de triagem de recicláveis montada no evento. Também circulou pelos estandes e tirou fotos com trabalhadores e voluntários da Expocatadores.

"Temos que ter uma preferência ética e moral com esse povo mais humilde que tem que ser olhado como cidadão e cidadã brasileiros. Vamos fazer o que tiver ao alcance, mudar o decreto que tiver que mudar. Não é possível que se juntar prefeito, governador e presidente a gente não tenha capacidade de olhar esse povo não como número, mas como ser humano que precisa ser tratado com respeito", declarou Lula em seu discurso.

O presidente eleito também se comprometeu a realizar um encontro específico com a população em situação de rua e pediu ajuda do Padre Julio Lancelotti para preparar as reivindicações dessa população.

O representante do MNCR, Roberto Rocha entregou à Lula um documento com as reivindicações da categoria e solicitou o retorno do Comitê interministerial de Inclusão Social dos Catadores, uma secretaria específica da Reciclagem dentro no Ministério do Meio Ambientam além de derrubada dos 10.936/2022 –Decreto nº 11.043/2022 e o Decreto nº 11.044/2022.

Os últimos anos têm sido muito difíceis para o povo e para a nossa categoria, o governo golpista de Temer seguido pelo governo letal do Bolsonaro e ainda com o advento do vírus covid-19 tem avassalado a vida dos catadores, gerando um efeito cascata de destruição com encerramento de lixões sem inclusão dos catadores, incineração sem reciclagem, leis higienistas e proibitivas, contratos precários de prestação de serviços sem pagamentos. Criou os “Decretos da Morte”, que destrói com as cooperativas e associações de catadores.


Sobre a Expocatadores

A Expocatadores nasceu em 2009 para fortalecer a importância do trabalho dos catadores e catadoras de materiais recicláveis, é uma iniciativa da Associação Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis – ANCAT, Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis – MNCR e da Unicatadores. São mais de 35 mil participantes ao longo de suas 9 edições. Além de palestras, feira de negócios e capacitações para catadores (as), diversas instituições e empresas já participaram com estandes e patrocínios.