Rio de Janeiro: Carta aos Catadores do MNCR
“Nessa marcha sem parar, caminhar é resistir e se
unir é reciclar...”
Rio de Janeiro, 15 de janeiro de 2014.
Companheiros catadores e catadoras do Estado do Rio de Janeiro,
Nos últimos 10 anos o Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis – MNCR vem obtendo muitos avanços, seja no que diz respeito a sua organização social e politica, seja em relação a sua agenda de lutas.
Hoje o MNCR está organizado em todos os estados do país e conta com uma base de mais de 80.000 catadores e catadoras ligadas diretamente ao Movimento. São catadores/as organizados/as em cooperativas, associações, grupos informais, que trabalham nas ruas, em lixões e aterros sanitários. Temos lutado diariamente para fortalecer os companheiros já organizados e, muito mais ainda, para garantir condições dignas de trabalho para aqueles que, apesar da nossa luta, ainda não tem esse direito.
Avançamos no reconhecimento da nossa categoria, tendo hoje a profissão de catador registrada na Classificação Brasileira de Ocupações – CBO, do Ministério do Trabalho e Emprego – MTE. Participamos da criação do Comitê Interministerial de Inclusão Social de Catadores de Materiais Recicláveis – CIISC, composto por mais de 15 órgãos públicos, que coordena todas as ações de apoio aos catadores no âmbito do Governo Federal.
Conquistamos políticas públicas voltadas a formação, assessoria técnica e disponibilização de maquinas e equipamentos para os empreendimentos dos/as catadores/as; garantimos investimentos para a construção de galpões que abrigam hoje o trabalho de milhares de catadores/as em todo o país; lutamos e conseguimos aprovar leis “Nessa marcha sem parar, caminhar é resistir e se unir é reciclar...” que reconhecem o trabalho dos catadores e nos dão melhores condições de atuação no mercado da reciclagem.
Mas, mesmo comemorando essas vitórias, sabemos que há muito ainda a ser feito e que os catadores e catadoras do Brasil ainda necessitam de muito mais políticas públicas, que nos deem condições de igualdade com outros grupos econômicos para garantir nossa atuação independente no mercado da reciclagem.
No estado do Rio de Janeiro o MNCR também tem uma história de luta e de resistência. Foram anos e anos de luta pela garantia de direitos e por mais políticas públicas para a categoria. Muitos foram os companheiros e companheiras que estiveram ao nosso lado nessa caminhada e que nunca deixaram de acreditar, mesmo nos momentos mais difíceis, que a nossa luta não seria em vão.
Nos últimos 2 anos, com a experiência acumulada em períodos anteriores, demos alguns saltos no nosso processo de organização no estado. Ganhamos maior visibilidade, ampliamos nossa base em todo o estado e acessamos politicas públicas que hoje se materializam em ações de assessoria e investimentos nos empreendimentos dos catadores/as.
Contribuiu muito para estas conquistas o processo de reorganização da Coordenação Estadual do MNCR no Estado do Rio de Janeiro, que passou por um processo de planejamento, reuniu-se mensalmente durante todo o ano de 2013, criou e reproduziu seu informativo, com o apoio dos parceiros, e conclui sua gestão com a realização de um Congresso, no mês de novembro de 2013, no qual elegemos, democraticamente, uma nova Coordenação Estadual, com o acompanhamento e o aval da Coordenação Nacional do MNCR.
Nessa nova etapa, com uma nova Coordenação, o MNCR no Estado do Rio de Janeiro vai continuar sua luta em defesa e por ampliação de direitos para a categoria, sempre sintonizado com os princípios e as bases de acordo definidas pelo Movimento no país.
Nossa meta para os próximos anos é avançar para que o Movimento esteja organizado em todas as cidades do estado e para que todos os catadores e catadores tenham direito a exercer de forma digna e com segurança sua profissão. Não pretendemos ser os únicos e nem os melhores, apenas somos aqueles que organizam e representam o MNCR no Estado do Rio de Janeiro, garantindo que nossa atuação aqui sempre esteja sintonizada com as lutas nacionais do Movimento.
Neste ano de 2014, iniciaremos um processo de recadastramento das bases do MNCR no estado, que será conduzido por nossa Coordenação Estadual e, posteriormente, divulgado a todos.
Por fim, gostaríamos de agradecer a todos que acompanham e participam da nossa luta e aqueles que aos poucos se agregam a ela.
Saudações a todos e um grande 2014.
Claudete da Costa Ferreira
Representante do MNCR no Estado do Rio de Janeiro
Sebastião Carlos dos Santos
Representante do MNCR no Estado do Rio de Janeiro de 2007 a 2013
Luiz Henrique Silva
Coordenação Nacional do MNCR