Mutirão de apoio aos catadores de Brumadinho, Minas Gerais

Nesta segunda, 25 de fevereiro, em que completam 30 dias do rompimento da barragem de rejeitos da Vale em Córrego do Feijão, a solidariedade marcou presença no 

Mutirão de apoio emergencial aos trabalhadores da coleta seletiva de Brumadinho.


Como toda a população local, atingida direta ou indiretamente pela tragédia, há um mês os catadores de materiais recicláveis enfrentam traumas como perda de familiares e dificuldades de acesso ao trabalho. As consequências acarretam desmotivação, queda da produtividade e de renda da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis do Vale do Paraopeba (ASCAVAP), que conta com 26 profissionais, mulheres e homens.


O mutirão solidário trouxe 13 catadores de outras associações e cidades, ligadas à Rede Cataunidos, da qual a ASCAVAP faz parte, para ajudar os colegas a recuperarem seus ganhos e autoestima. De segunda a quinta-feira dessa semana, 25 a 28/02, os voluntários reforçam o grupo compartilhando técnicas e esforços na triagem do material acumulado, para potencializar as vendas e aumentar a renda de forma rápida e compensatória.


Além de otimizar a triagem, o mutirão solidário inclui assessoria técnica de gestão, estudo de impacto, diálogos e dinâmicas acolhedoras. Junto à Rede Cataunidos, estão empenhados nesse conjunto de ações: o Movimento Nacional de Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR), a Associação Nacional de Catadores de Materiais Recicláveis (ANCAT), o Instituto Nenuca de Desenvolvimento Sustentável (INSEA) e o Observatório da Reciclagem Inclusiva e Social (ORIS).


Confira as fotos do primeiro dia do Mutirão de apoio à ASCAVAP, feitas pelo fotógrafo, catador e liderança do MNCR, Gilberto Chagas: