MNCR se reúne com o Governo do Estado de São Paulo
Catadores da articulação do MNCR no Estado de São Paulo estiveram reunidos no ultimo dia 14/09 com Bruno Covas, Secretário Estadual de Meio Ambiente, em seu gabinete. É a primeira vez que o MNCR é recebido pelo Governo do Estado de São Paulo.
Entre as pauta discutidas com o Secretário, foi abordado a preocupação com a implantação de incineradores de lixo no Estado e o processo de licenciamento ambiental desses empreendimentos. Bruno Covas fez questão de confirmar e esclarecer que não há nenhuma licença dada pela CETESB para instalação de incinerador de lixo em todo o Estado. Segundo assessoria de Bruno Covas, o que foi dado à Prefeitura de São Bernardo do Campo foi apenas o Termo de Referencia (documento que descreve o que é necessário para entrar com o pedido de licença ambiental). Esclareceram também que para licenciamento de um incinerador de lixo é necessário um estudo complexo de impacto ambiental (EIA/RIMA), o qual a Prefeitura de São Bernardo do Campo ainda não possuí. Há ainda três estágios de licença: 1. Prévia (dada depois a apresentação do EIA-RIMA), 2. Instalação , 3. De funcionamento.
Os catadores reivindicaram mais agilidade na liberação de licenciamento ambiental para construção de galpões de cooperativas e para funcionamento das mesmas. Reforçaram que existe investimento público para as cooperativas e associações de catadores, mas que a falta desses documentos impede que os catadores acessem os recursos.
Foi debatido o tema das obras do Rodoanel , nas quais as cooperativas de catadores estão sendo atingidas e sofrem com instabilidade por não saberem para onde serão removidas. Solicitam mais áreas públicas e ajuda do Governo do Estado nessa questão prioritária.
Bruno Covas foi receptivo a todas as reivindicações e admitiu “estamos muito atrasados em relação a reciclagem no Estado de São Paulo” e garantiu que o trabalho de desenvolvimento das organizações de catadores é uma área de interesse. Propôs que seja criado um grupo de trabalho entre membro do Governo Estadual e do MNCR com reuniões periódicas para avançar nos temas discutidos e estabeleceu que seja assinado um termo de parceria entre as partes para cooperação mútua e desenvolvimento de ações visando o fortalecimento da categoria e implementação da política nacional de resíduos sólidos.