Dia Mundial da Limpeza com reciclagem e geração de renda

A Coopsbrás (Cooperativa de Trabalho dos Profissionais do Comércio Solidário do Brás) em parceria com o Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR) realizaram no dia 15 de setembro uma ação social de educação ambiental e mobilização nas ruas no Brás, zona de comercio popular que recebe visitantes de várias parte do país. A iniciativa foi inspirada na ação World Cleanup Day que acontece simultaneamente em diversas cidades do mundo contra o descarte irregular de resíduos sólidos. Esse ano, a campanha chama atenção para o acumulo de resíduos plásticos nos mares e rios que afeta a fauna marinha e a saúde humana.

Com alegria e disposição uma grupo de catadores e voluntários ocuparam as ruas nas imediações de Feirinha da Madrugada no Brás para recolher e limpar um quarteirão do bairro com grande movimentação comercial. Os comerciantes curiosos perguntavam e recebiam instruções para manter o local sempre limpo, bem como orientações sobre separação dos resíduos sólidos e reciclagem. A recepção da comunidade foi positiva, os comerciantes aderiram a ação e ajudaram nas limpeza, além de parabenizarem a iniciativa com enfase.

A ação vem de encontro com o projeto da Coopsbras que quer tornar a região onde atua com 100% de reciclagem. Já há projeto para destinação correta e reaproveitamento de resíduos têxteis e dos resíduos orgânicos. Já foi solicitado à Prefeitura Regional um local para tratamento dos resíduos recicláveis e do lixo eletrônico. A inclusão dos Catadores de Materiais Recicláveis é uma prioridade para a Cooperativa de Empreendedores do Brás.

Além da limpeza das ruas, coleta dos materiais recicláveis e rejeitos, a ação também teve o objetivo de realizar uma auditoria de marcas como ação do movimento Liberte-se dos plásticos (Break Free From Plastic). A proposta a utilizar uma metodologia de monitoramento para pesquisar quais marcas sujam mais o meio ambiente e com isso cobrar as empresas mais responsabilidade. O movimento tem feito as auditorias principalmente nas praias e costas para analisar o impacto dos plásticos na fauna marinha. A auditoria de marcas foi realizada com o apoio da Aliança Resíduo Zero Brasil e da rede internacional Gaia (Aliança por Alternativas a Incineração) e deve compor resultados com outras auditorias realizadas no mundo durante o Dia Mundial da Limpeza.

Fotos da ação