Catadores vão à Assembléia Legislativa de SP exigir coleta seletiva solidária
O MNCR realizou mobilização de catadores no lançamento da Frente Parlamentar Ambientalista na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo no ultimo dia 19 de Maio. A intenção era marcar presença nas discussões sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos e sua aplicação nas políticas públicas Estaduais em São Paulo, além de pautar a inclusão social dos catadores que não é realizada plenamente em nível Estadual. Catadores de diversas regiões do Estado de São Paulo lotaram a plenária da Assembléia Legislativa e exibiram faixas de protesto exigindo a inclusão dos catadores nos sistemas de coleta seletiva municipais.
O MNCR teve voz na mesa de abertura do evento e expos sua preocupação em relação a políticas de implantação dos incineradores de lixo e exclusão dos catadores na gestão de resíduos.
“Nos trabalhamos há mais de 60 anos com a destinação correta dos resíduos e não queremos ser
deixados de lado agora”, declarou Eduardo Ferreira de Paulo durante a abertura do evento.
O MNCR se colocou a disposição para trabalhar conjuntamente com a Frente Parlamentar para garantir a inclusão social dos catadores nas políticas públicas do Estado de São Paulo.
Após reivindicação dos catadores, a próxima reunião da Frente Parlamentar será na cidade de São Bernardo do Campo para discutir a implantação de um Incinerador de Lixo na região.
Veja vídeo com as declarações dos representantes do MNCR: