Catadores do ABC inauguram Centro de Referencia e fabrica de varal
Catadores ligados ao MNCR no ABC Paulista inauguraram no dia 02 de Outubro a primeiro Centro de Referencia do Catador(a), espaço que deve agregar informações sobre políticas públicas, tecnologia social e outras que possam fortalecer o trabalho dos catadores , além de comportar a Secretaria do Comitê Regional do MNCR no ABC. O prédio é doado pela Prefeitura Municipal de Diadema de deve ser tornar um pólo de tecnologia em resíduos e coleta seletiva na região.
A cerimônia de inauguração reuniu público de diversas regiões, ente parceiros do projeto, poder publico local, catadores da região, imprensa, entre outros.
Foi inaugurado durante a cerimônia também a fabrica de cordas de varal feitas com garrafas PET que funciona no mesmo prédio. A inovação é uma invenção dos catadores do ABC e hoje conta com uma parceria para produzir o maquinário da fabrica industrialmente. A fabrica é operacionalizada pela CoopCent (Cooperativa Central dos Catadores do ABC) e tem o financiamento da Petrobrás.
Os catadores esperam agregar mais valor o PET desenvolvendo cordas de varal em um processo que não envolve derretimento do material, o que gera economia de energia resultando em um produto extremamente resistente. A Coopcent espera produzir até 12 mil unidade do Varal-pet, que já tem a marca registrada e sai embalado pronto para o consumo.
O projeto é uma parceria entre a Prefeitura de Diadema, Unisol, Uniforja, Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR) Instituto GEA, governo federal e Projeto Coleta Seletiva Brasil-Canadá. Já o Centro de Referencia do Catador tem a parceria da ONG Pangea, Unesco, Ministério do Desenvolvimento Social e o MNCR.
Formação Política
Durante quatro dias, cerca de 100 catadores e catadoras do ABC Paulista estiveram reunidos em Diadema participando do ciclo de formação política do MNCR que pretende formar cerca de 2 mil militantes em diversas regiões do Brasil.
Entre os temas abordados então a visão critica sobre a cadeia produtiva e o papel dos catadores, princípios e objetivos do MNCR, gestão administrativa das organizações, políticas públicas e avanço na cadeia produtiva da reciclagem.
Vejas as fotos da formação aqui.