ASMARE festeja 25 anos de história

“A ASMARE veio da fome! Hoje somos catadores organizados e sabemos dos nossos direitos.” Se buscarmos traduzir os 25 anos de história da ASMARE em apenas uma palavra, esta poderia ser Resiliência. É com saudosismo e orgulho que Dona Geralda, uma das fundadoras da ASMARE e figura emblemática da catação no Brasil, lembra das dificuldades que foram superadas pela associação. “A nossa associação sempre esteve de portas abertas para todos. Oferecendo dignidade para os catadores e para o povo da rua”, disse Dona Geralda.

Primeira associação de catadores de Minas Gerais e segunda do Brasil, a ASMARE completou neste mês 25 anos de fundação. A celebração foi marcada por algumas atividades. Na parte da manhã alguns catadores da Associação se juntaram a outros catadores para participar de uma audiência pública na Câmara dos Vereadores. O tema foi “Ampliação da Coleta Seletiva em Belo Horizonte”.

Outro momento de celebração foi a inauguração de algumas obras que foram realizadas no galpão que fica situado na rua Ituiutaba, bairro Prado. A atividade contou com a presença de importantes parceiros da Associação. O grupo de mobilização da ASMAC, associação que atua no município de Contagem, homenageou a ASMARE apresentando uma esquete teatral para os convidados, falando da importância da consciência socioambiental dos cidadãos.

A gerente de relações socioambientais da Ambev, Simone Veltri, participou da festa e ressaltou a importância da parceria que a empresa vem realizando com a ASMARE e com o INSEA. “É um prazer dizer que estamos desde 2014 sonhando e realizando estes sonhos junto com vocês”, disse Simone.

A reforma aconteceu nas instalações elétricas, cozinha, banheiros e vestiários, além da construção de um refeitório para mais de 30 pessoas e a aquisição de novos equipamentos, com objetivo de melhorar as condições de trabalho, valorizando os catadores que atuam na unidade.

Para encerrar o dia com muita alegria, os catadores e convidados de diversas instituições e organizações participaram de um jantar que aconteceu no Reciclo. Durante a festa vários parceiros da ASMARE receberam um certificado em homenagem aos trabalhos realizados em conjunto com a associação.

O Diretor do INSEA, Luciano Marcos, um dos homenageados da noite, destacou a importância do trabalho social que a ASMARE desenvolveu ao longo dos 25 anos, inserindo pessoas que viviam em situação de rua e trabalhadores informais na sociedade. “Obrigado a todos os amigos aqui presentes. Esses 25 anos é o resultado do compartilhamento de uma luta coletiva. A ASMARE presa pelo bem comum a serviço de todos”, disse. Luciano também agradeceu pela parceria consistente firmada com a AMBEV, que propiciou importantes avanços na Associação.

A Coordenadora da Pastoral Nacional do Povo da Rua, Cristina Bove, que acompanhou a ASMARE durante os seus 25 anos de história, também reforçou as superações que foram alcançadas pela Associação. “Só temos vitórias quando vencemos as crises e essa é a principal marca da história da ASMARE. Sabemos que ainda temos outros diversos desafios pela frente”, disse Cristina.

O representante do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis, Luiz Henrique Silva, que já foi associado da ASMARE, falou um pouco da época em que os catadores trabalhavam nas ruas, sem galpão, sofrendo com repressão policial e da sociedade, quando começou o contato com a Pastoral de Rua e, posteriormente, a organização da Associação. “Tivemos que pisar em espinhos para pegar as flores”, ressalta Luiz Henrique.

O evento ainda contou com a presença do Superintendente de Limpeza Urbana de Belo Horizonte, Custódio Antônio de Mattos, da Deputada Estadual, Luzia Ferreira, do Vereador, Arnaldo Godoy, dentre outros.