Artista cria ação para dar visibilidade a questão dos catadores

O grafiteiro paulista Mundano, que alguns anos desenvolve o trabalho artístico denominado Cidades Recicláveis, que pinta as carroças de catadores da cidade de São Paulo e Brasil e América Latina, vem reunindo esforços por meio de um site de financiamento coletivo solidário para uma ação inédita em apoio aos catadores de materiais recicláveis.  O “Pimp my Carroça” é uma parodia de programas que transformam carros na televisão americana e visa dar visibilidade ao trabalho precarizado dos catadores de materiais recicláveis que não têm o apoio necessário dos poderes públicos.

“O MNCR entende essa ação como um protesto contra a repressão que os catadores vem sofrendo na cidade de São Paulo. Sabemos que a carroça não é a melhor forma de trabalhar, essa é uma forma de chamar atenção para as condições em que vivem os catadores de materiais recicláveis na cidade de São Paulo”, declarou Roberto Laureano, da Coordenação Nacional do MNCR.

Para Mundano, o projeto foi uma forma bem humorada que abordar a questão dos carroceiros e exigir melhores condições de trabalho.  As carroças com pintura e frases como “um catador faz mais que um ministro de meio ambiente” ou “devagar, agente ambiental trabalhando”  circulam a cidade e transmitem a mensagem em favor do respeito ao trabalho dos catadores.

A campanha de doações terminando em 8 dias. Para colaborar com o projeto acesse http://catarse.me/pt/projects/582-pimp-my-carroca  e faça sua doação.