Catadoras/es realizam 1º Seminário Estadual sobre Logística

Sensibilizar sobre o processo formativo de logística solidária foi o que motivou o encontro de aproximadamente 45 representantes de 26 grupos e associações de catadoras/es de materiais recicláveis das dioceses de Crato, Limoeiro do Norte e Fortaleza participantes do Projeto Cataforte, executado pela Cáritas Brasileira Regional Ceará, no 1º encontro estadual sobre logística.

“A logística tem uma visão integrada do empreendimento, analisando todos os aspectos do mesmo, de forma a efetuar reduções nos custos de produção e/ou aumento da produtividade. A logística atua para que os produtos e serviços estejam disponíveis quando e onde são necessários, a custos competitivos”, afirmou o professor Dr.

João Bosco Furtado Arruda, membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Infra-estrutura e Transporte e Logística da Energia (GLEN) da Universidade Federal do Ceará (UFC) que palestrou sobre “logística solidária para grupos e redes de catadores/as de materiais recicláveis: possibilidades e limites na cadeia produtiva dos resíduos com foco na utilização de caminhões”.

Esses grupos se reuniram no encontro para discutir a importância desse processo no intuito de sensibilizar para a elaboração dos planos logísticos das Redes de Fortaleza e Região Metropolitana, já constituída, e das Redes Jaguaribe e Cariri que estão em processo de formação.

Segundo Patrícia Amorim, coordenadora do CATAFORTE no Ceará, “Até o final do ano, serão realizadas oficinas formativas de 20 horas para sensibilizar os/as catadores/as sobre logística, bem como definir a mesma com foco na atuação dos caminhões advindos da parceria da Rede de Catadores e FUNASA. E, ao final, realizaremos o 2° Encontro Estadual para validação das propostas no dia 18 de dezembro”.

Entendendo o projeto

O Projeto Cataforte é executado pela Cáritas no Ceará desde 2010, onde 400 catadores/as dos municípios de Fortaleza, Caucaia, Pacatuba, Itaitinga, Guaiúba, Russas, Quixeré, Limoeiro do Norte, Aracati, Crato e Juazeiro do Norte participaram de atividades formativas que contribuíram para sua organização social e produtiva. Atualmente é desenvolvida a segunda fase do projeto que foca na logística solidária de caminhões da Rede de Catadores/as do Estado.