MNCR realiza VI Encontro Estadual de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis

Aconteceu, no dia 27 de outubro na Universidade Federal de Alagoas (Ufal), em Maceió, o VI Encontro Estadual de Catadoras e Catadores de Materiais Recicláveis de Alagoas, com a presença de mais de 100 catadoras e catadores, representantes das cidades e organizações de catadores alagoanos.

Pela manhã, na mesa de abertura, a catadora Vânia Gomes, representante da Comissão Nacional do MNCR-AL recebeu as catadoras e catadores com grande alegria. ”Estamos mais uma vez juntos, mostrando nossa organização” na mesa de abertura do encontro que contou com a presença de outros convidados.

O encontro, conforme a demanda das catadoras e catadores, serviu também como momento de formação, trazendo a pauta da formação de ética e princípios do MNCR. O catador de materiais recicláveis Alex Cardoso, membro da equipe de articulação nacional do MNCR organizou as dinâmicas que abordaram desde a organização do MNCR, a Carta de Brasília e a Carta de Princípios e Objetivos do MNCR, pautando a formação na participação direta dos presentes.

“Formamos o movimento pra mudar a realidade da categoria e da sociedade, nossos princípios são revolucionários e queremos, acima de tudo, o poder popular” destaca Cardoso.

A tarde, o MNCR-AL definiu em plenária apoiar a ocupação dos estudantes, que ocupam desde o dia 25/11, contra a PEC 241 que congela os orçamentos para a educação e saúde. Em Marcha pelo campus da Ufal, com palavras de ordem, se dirigiram até a reitoria onde foram recepcionados por mais de cem estudantes ocupantes.

“Vocês deram uma injeção de animo em nossa luta na defesa do nosso país, nossa educação, contem com nosso apoio catadores” declarou um dos estudantes ocupantes. Ao entrar, fomos convidados para a sala da reitoria onde houve um grande debate entre os catadores e estudantes sobre a PEC 141, apelidada então de PEC da Morte.

Após o debate, as categoria definiu realizar o estante do encontro na reitoria. “Em apoio aos estudantes, nosso futuro” declara uma das catadoras presentes.

A tarde, teve discussões em torno da formalização e uma instituição nacional de defesa da categoria, sobre a coleta seletiva solidária e contatos com prefeituras.

“Fechamos o nosso encontro melhores do que quando abrimos” declarou ao encerrar o encontro, Vânia Gomes.