No date

AL: Catadores realizam ato público pelas ruas de Maceió

Fonte: Gazetaweb

Um grupo formado por pessoas ligadas à Cooperativa dos Catadores da Vila Emater II (Coopevila) e ao Centro de Educação Ambiental São Bartolomeu (Ceasb) realiza um ato público, na manhã desta terça-feira (02), pelas ruas do Centro de Maceió. O objetivo é reivindicar a elaboração de políticas públicas que fortaleçam a coleta seletiva e que garantam a permanência das famílias que vivem no Lixão, em Cruz das Almas.



O grupo, com cerca de 100 pessoas, partiu da Praça Sinimbu e seguiu em direção ao Gabinete do Prefeito, Cícero Almeida (PP), onde solicitaram uma audiência. Segundo informações, o secretário de governo, Pedro Alves, vai receber uma comissão para ouvir as reivindicações.



De acordo com o catador de lixo, Jailson Carnaúba, as carca de 1200 famílias já se estruturaram no local e não querem ser transferidas para o conjunto Benedito Bentes. “Vamos explicar ao Prefeito que trabalhamos em cooperativa e não queremos sair da nossa vila”, disse.

Segundo a coordenadora do Ceasb, Ana Lúcia Ferraz, os moradores da Vila Emater há 18 anos lutam por melhores condições de vida e trabalho. “Eles não são iguais a lixo, desenvolvem um trabalho sério e de grande importância para o meio ambiente, já que atuam na reciclagem dos resíduos sólidos. E eles têm o direito de permanecer no local com dignidade”, enfatizou, a coordenadora destacando que a entidade desenvolve projetos sócio-culturais para crianças, jovens e mulheres.