Catadores cobram investimentos na categoria no Rio Grande do Sul
Bases fizeram reunião com Ministro da Reconstrução Paulo Pimenta
Em reunião o Ministro Paulo Pimenta, que esta a frente da Secretaria Extraordinária para Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul, na tarde desta quinta (20/06/2024), um grande grupo de representatividade da categoria de catadoras e catadores do Estado encaminhou suas reivindicações.
Na ocasião foi exposto a dura realidade em que a categoria vem vivendo no Estado, mesmo antes das enchentes, provocada pela crise no mercado da reciclagem e na falta de contratação pelas prefeituras.
Com as enchentes esse quadro se agravou, afetando diretamente muitas cooperativas, associações e catadores individuais, causando inúmeras perdas no trabalho, em suas casas e suas vidas. Os demais grupos do estado também foram afetados indiretamente, pois enfrentam dificuldades de venda do material reciclável, aliado aos fatores de não reconhecimento e valorização do trabalho.
A principal reivindicação é que se tenha investimento direto nas organizações de catadores, garantia de uma renda mínima para enfrentar a situação, programa habitacional (sem abrir mão dos territórios já ocupados) com infra-estrutura de trabalho digno, atenção especial a mulher catadora, que é a maioria da categoria, articulação junto as prefeituras para contratação dos grupos no nosso trabalho e não em outras funções, articulação junto ao Governo do Estado para a adesão ao Programa Diogo de Sant'Ana Pró-Catadoras e Pró-Catadores para a Reciclagem Popular no Estado do RS e garantia de investimentos para a categoria.
“Muitos recursos estão vindo pro Estado, porque para as catadores e catadoras nada? Queremos investimento destes recursos tanto Estaduais quanto federais e municipais imediatamente nas nossas organizações. Nosso serviço é essencial. Somos parte da solução climática”, comenta a catadora Michele Ferreira dos Santos, militante do MNCR.
Ficou encaminhado que na semana que vem o Ministro dará uma resposta concreta as demandas encaminhadas pela categoria. Participaram da reunião o MNCR - Movimento Nacional das Catadoras/es, a Frente Parlamentar das Catadoras/es - Frecata, Fórum de Catadoras/es de Porto Alegre, Fórum de Catadoras/es do Vale do Sinos, Cooperativas de Canoas, Associações de Catadores de rua de Porto Alegre, Cooperativas e Associações do interior do Estado.