No date

Nota pública de apoio ao Gegê

São Paulo, 18 de Março de 2011

Nota pública

O Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR) em a público prestar sua solidariedade ao companheiro

Luiz Gonzada da Silva, o Gegê, do Movimento de Moradia do Centro (SP) que tem julgamento na Justiça do Estado de São Paulo programado para o mês de Abril.

Gegê é acusado injustamente por um crime de desavença ocorrido em um acampamento do MMC, na qual já se conhece o verdadeiro autor do crime, mas esse nunca foi preso ou investigado.

A briga dentro do acampamento foi utilizada pelo Estado para reprimir a luta por moradia no centro de São Paulo e para perseguir politicamente sua liderança mais destacada.

Foi a maneira encontrada pela especulação imobiliária para tentar controlar a luta por reforma urbana e moradia digna para os sem teto. No entanto, as conquistas dos movimentos de moradia só têm avançado e milhares de trabalhadores e trabalhadoras têm hoje sua moradia, entre eles catadores de materiais recicláveis e pessoas que já estiveram em situação de rua.

Gegê é um símbolo de luta dos movimentos sociais organizados e conta com nosso apoio e solidariedade nesse momento difícil. Representa o interesse dos trabalhadores na Central de Movimento Populares (CMP) e como delegado no Conselho Nacional das Cidades e é, por sua destacada militância, um perseguido político.

Liberdade ao Gegê! Lutar não é crime.

Movimento Nacional de Catadores de Materiais Recicláveis - MNCR