V Encontro Estadual de Catadores de Alagoas

O quê
Encontro Estadual
Quando
Onde

Recanto Sagrado Coração de Jesus, no bairro da Serraria, Maceió - AL

Telefone de contato

(82) 3241-4739 / 99957-1076 / 98832-7247

Site

Visitar site externo

“União para vencer, contratação para crescer...”, é uma articulação da comissão estadual de catadores

Nos dias 16 e 17 de junho, acontecerá a quinta edição do Encontro Estadual de Catadores de Materiais Recicláveis em Maceió-AL. A atividade acontecerá no Recanto Sagrado Coração de Jesus, no bairro da Serraria, tem como tema central “União para vencer, contratação para crescer...”, é uma articulação da comissão estadual de catadores, com o apoio da da Secretaria de Estado do Trabalho e Emprego (SETE) e acompanhamento técnico através do projeto “Coopvila – Reciclar e Educar” (patrocinado pela Petrobras).

O evento pretende reunir 80 representantes dos catadores no Estado. Para a abertura, foram convidados gestores públicos, assessores e convidados. Estão sendo articuladas lideranças que representam as associações de catadores dos municípios de Arapiraca, Satuba, Marechal Deodoro, Coruripe, Palmeira dos Índios, Delmiro Gouveia, Campo Alegre e Japaratinga; além de representantes das três cooperativas de Maceió – Cooperativa de Recicladores de Lixo Urbano de Maceió (COOPLUM), Cooperativa dos Recicladores de Alagoas (COOPREL) e a Cooperativa dos Catadores da Vila Emater (COOPVILA).

Dentre os objetivos estão: analisar a conjuntura atual das organizações e grupos de catadores; discutir a organicidade do Movimento Nacional dos Catadores no Estado de Alagoas; construir a proposta para o fortalecimento da Rede Estadual das Cooperativas e Associações; debater a proposta de Contratação das Cooperativas de Catadores de Materiais Recicláveis por parte das Prefeituras; e realizar a eleição da Comissão Estadual dos Catadores de Alagoas.

Atualmente, a Comissão Estadual de Catadores é composta por três representantes: Eliene da Silva, Presidenta da Coopvila (Maceió); Josuel José Lima da Silva, Presidente da Associação de Recicladores do município de Coruripe (Coruripe); e Ednelson Felismino Silva, Presidente da Associação de Catadores de Resíduos Sólidos de Arapiraca – Ascara (Arapiraca).

Eu espero que esse encontro seja muito proveitoso, para que a gente fique mais unido e ativo. E também, que o movimento seja mais fortalecido em Alagoas para continuar defendendo as lutas dos catadores”, exaltou Eliene da Silva.

Os encontros estaduais dos catadores foram iniciados em 2003, contando com o apoio do Fórum Lixo e Cidadania de Alagoas, articulação de instituições do Estado e sociedade civil fomentada pelo UNICEF, Ministério Público Estadual e Ministério Público do Trabalho. Nesse mesmo ano, de forma inédita no Brasil, Alagoas realizou a I Conferência Estadual de Resíduos Sólidos. Em 2015, o movimento pretende influir na política pública de inclusão dos catadores que está sendo discutida no Estado e com os municípios.

--------------------------------------------------------------------------------------------

PROGRAMAÇÃO:

16 de junho (Terça-feira)

9h às 10h30 - Acolhimento e lanche

10h30 – Abertura com convidados: Governador do Estado / Secretário de Estado do Trabalho / Ministério Público do Trabalho/ Representante do Movimento Nacional dos Catadores / Representante da Comissão Estadual dos Catadores.

11h – Palestra: A implantação da Lei Nacional dos Resíduos Sólidos e a inclusão dos Catadores no Estado de Alagoas: princípios, instrumentos e desafios.

11h30 – Trabalho em grupos: De Catador para Catador: quem somos, experiências e situação atual dos grupos e organizações dos catadores.

12h30 – Almoço

13h30 – Mística: Quem somos?; O que queremos?. A organização do movimento dos catadores no Brasil e em Alagoas.

14h – A criação e funcionamento das redes de Catadores: experiências - A rede estadual dos catadores, constituição e situação atual / A experiência da Rede Cata Sonhos / A rede dos catadores no Estado.

14h40 – Trabalho em grupos: A organização e o funcionamento da rede de comercialização: Propostas e ações.

15h: Plenária com resultado dos trabalhos dos grupos.

15h30 – Intervalo para lanche

16h – Os municípios e a contratação dos catadores de materiais recicláveis: Bases legais e proposta para Maceió.

16h40 – Debates

17h – Encerramento dos trabalhos do dia.

17 de junho (Quarta-feira)

9h – A construção do Movimento de Catadores no Estado: organicidades, bandeiras e ações – Construção da Carta do Movimento dos Catadores do Estado de Alagoas

9h30 – Trabalho em grupos

10h – Plenária Final: Discussão e Aprovação da Carta do Movimento dos Catadores em Alagoas.

12h - Encerramento