Movimento Nacional dos Catadores apoia primeiro Anuário da Reciclagem

Quando
Onde

Unibes Cultural (Rua Oscar Freire, 2.500, Sumaré, São Paulo)

Publicação será lançada no próximo dia 3 de setembro na Unibes Cultural e foi produzida pela Pragma e ANCAT

A Pragma Solução Sustentáveis e a ANCAT (Associação Nacional dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis), em parceria com a LCA, lançam em São Paulo no dia 3 de setembro a primeira edição do Anuário da Reciclagem 2017-2018. Diante dos desafios ambientais enfrentados pelo Brasil e pelo mundo nas últimas décadas, o anuário é uma poderosa ferramenta, reunindo dados que jogam luz sobre o papel socioecológico exercido pelos catadores de recicláveis no desenvolvimento sustentável da economia.

Analisando o trabalho de 270 cooperativas de catadores espalhadas por todo o país, o relatório traz dados que traduzem o impacto positivo do trabalho dos catadores na economia: com um volume de 84 mil toneladas de material reciclável recolhido em 2017 e 67 mil toneladas em 2018, as cooperativas analisadas economizaram para o poder público R$ 67 milhões no agregado dos dois anos (é inclusive quatro vezes mais caro para as prefeituras realizarem a coleta seletiva de resíduos do que a regular). Além disso, o faturamento total das cooperativas no período analisado ultrapassa R$ 70 milhões.

Mas não é só na economia que o trabalho dos catadores traz resultados positivos. Segundo o estudo, o processo de reciclagem também diminui o potencial de emissões de gás carbônico e metano, contribuindo para a redução do efeito estufa e ajudando a refrear o aquecimento global. Pelos cálculos da LCA, as cooperativas analisadas pela ANCAT recuperaram, potencialmente, 36 mil toneladas de CO2e em 2017 e 29 mil toneladas de CO2e em 2018.

Criada em 2000, a Associação Nacional dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis (ANCAT) se especializa na formulação de politicas de integração regional entre os trabalhadores dessa indústria, realização de parcerias com o Estado e players do setor privado e a articulação da categoria no âmbito internacional, incluindo o fortalecimento da Rede Latino Americana de Catadores. A Pragma é uma gestora especializada na implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos, com foco na logística reversa e organização econômica de catadores e catadoras de materiais recicláveis. Com mais de 80 especialistas, a LCA Consultores é uma das maiores consultorias econômicas do Brasil, com foco em macroeconomia, inteligência de mercados, economia do direito e investimentos e finanças corporativas.

O Anuário da Reciclagem 2017-2018 conta ainda com o apoio da Iniciativa Regional pela Reciclagem – IRR, da Coca-Cola Brasil, da Cervejaria Ambev, do Compromisso Empresarial pela Reciclagem – CEMPRE, do Observatório da Reciclagem Inclusiva – ORIS e do Movimento Nacional dos Catadores.

Serviço:

Data e horário: 3 de setembro 2019, terça-feira, das 14h30 às 17h.

Local do evento: Unibes Cultural (Rua Oscar Freire, 2.500, Sumaré, São Paulo).