Exposição multimidia "Reflexões Sobre "Lixo", Consumo e Impermanencia"
De 23 de setembro a 7 de outubrono Museu da República em Brasília
A Exposição Multimídia Interativa Reflexões sobre "Lixo", Consumo e Impermanência, será montada no Museu da República, em setembro de 2016, período em que acontece também, o Festival de Cinema de Brasília, onde nosso primeiro filme que faz parte do projeto, estará sendo exibido.
Instalações criadas com fardos de materiais recicláveis prensados e montados do lado de fora,junto de grandes impressões fotográficas, convidarão os visitantes a refletirem sobre, fome, desperdício e consumo excessivo.
Dentro do museu e em seu anexo, TVs antigas de vários tamanhos, descartadas, mas ainda em funcionamento, exibem imagens fortes. Vemos desfilar essas imagens, umas ao lado das outras, formando um grande mosaico de cenas em movimento, do "Lixão da Estrutural" e outros lixões do país.
Espalhadas por grande área da mostra, outras TVs de vários tamanhos, exibem "mini docs" de 3 minutos cada, passando em "looping" (repetidamente), imagens de natureza em diversos aspectos e falas sobre o tema "resíduos sólidos", de pessoas de vários segmentos sociais: procuradores, promotores, estudantes, catadores, donas de casa, executivos, garis...
Fotos históricas, emolduradas por pneus, contarão a história do "lixo" através dos tempos. Destaque será dado para os 15 anos do MNCR -Movimento Nacional de Catadores de Recicláveis.
Ficha técnica
Direção geral- Tania Quaresma
Produção executiva- Geralda Magela
Curadoria e Projeto Expográfico- Humberto Macêdo
Programação Visual- Geraldo Martins Junior
Edição e finalização dos vídeos- Bruno Villar
Texto - Vicente Sá
Fotografias
Waldir de Pina
Tania Quaresma
Bruno Villar
Leno Vieira
Arquivo MNCR
Arquivo Caminho do Meio
Realização
Abravídeo e Caminho do Meio