Exposição multimidia "Reflexões Sobre "Lixo", Consumo e Impermanencia"

Quando
Onde

Museu da República, Brasília

Site

Visitar site externo

De 23 de setembro a 7 de outubrono Museu da República em Brasília

A Exposição Multimídia Interativa  Reflexões sobre "Lixo", Consumo e Impermanência, será montada no Museu da República, em setembro de 2016, período em que acontece também, o Festival de Cinema de Brasília, onde nosso primeiro filme que faz parte do projeto, estará sendo exibido.

Instalações criadas com fardos de materiais recicláveis prensados e montados do lado de fora,junto de grandes impressões fotográficas, convidarão  os visitantes a refletirem sobre, fome, desperdício e consumo excessivo. 

Dentro do museu e em seu anexo, TVs antigas de vários tamanhos, descartadas, mas ainda em funcionamento, exibem imagens fortes. Vemos desfilar essas imagens, umas ao lado das outras, formando um grande mosaico de cenas em movimento, do "Lixão da Estrutural" e outros lixões do país.

Espalhadas por grande área da mostra, outras TVs de vários tamanhos, exibem "mini docs" de 3 minutos cada, passando em "looping" (repetidamente), imagens de natureza em diversos aspectos e falas sobre o tema "resíduos sólidos", de pessoas de vários segmentos sociais: procuradores, promotores, estudantes, catadores, donas de casa, executivos, garis...

Fotos históricas, emolduradas por pneus, contarão a história do "lixo" através dos tempos. Destaque será dado para os 15 anos do MNCR -Movimento Nacional de Catadores de Recicláveis.

Ficha técnica

Direção geral- Tania Quaresma

Produção executiva- Geralda Magela

Curadoria e Projeto Expográfico- Humberto Macêdo

Programação Visual- Geraldo Martins Junior

Edição e finalização dos vídeos- Bruno Villar

Texto - Vicente Sá

Fotografias

Waldir de Pina

Tania Quaresma

Bruno Villar

Leno Vieira

Arquivo MNCR

Arquivo Caminho do Meio

Realização

Abravídeo  e Caminho do Meio