Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Lutar, criar, Reciclagem Popular!
Ferramentas Pessoais
Acessar
This is SunRain Plone Theme
Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Notícias nacionais / MNCR reforça laços com a economia solidária em Conferência Temática

MNCR reforça laços com a economia solidária em Conferência Temática

por mncr — publicado 24/04/2014 10h56, última modificação 25/04/2014 12h45
Colaboradores: Unitrabalho e Fórum Brasileiro de Economia Solidária
Proposta e melhorar relação com outros movimentos do setor

O MNCR participou nos dias 14 a 16/04/14, em Brasília, a Conferência Temática de Economia Solidária como estratégia de inclusão social e econômica de catadores e catadoras de materiais reutilizáveis e recicláveis. O evento foi realizado no Instituto Israel Pinheiro e contou com a participação de aproximadamente 120 pessoas, sendo catadores e catadoras de 22 estados, bem como, de entidades de apoio e assessoria e governos que vem executando políticas para os catadores e representantes de outros projetos.

“Produzimos um conjunto de propostas importantíssimo para formulação de políticas publicas a serem implementadas nas mais diversas áreas que abrange a inclusão sócio-produtiva”, declarou Carlos Alencastro, representante do MNCR e membro da Comissão Organizadora da Conferência Temática que  contou com a participação ativa dos catadores e catadoras nos debates. Os resultados da conferencia devem sair em 15 dias sendo encaminhados a todos como subsídios para as conferencias, com maior possibilidade de contribuição nas Estaduais.

“Sem duvidas a realização dessa I conferencia de Catadores e Catadoras em Economia Solidaria, foi um marco, para o fortalecimento da solidariedade de classe, através da construção de diálogos e convergências, MNCR e MOVIMENTO DE ECONOMIA SOLIDARIA- Fórum Brasileiro de Economia Solidaria”, avaliou Carlos.

Como encaminhamento político da Conferencia Temática, ao seu final foi aprovação de uma proposta e aprovado por unanimidade a Criação de um Grupo de Trabalho (GT) de integração e articulação com representantes do MNCR e do FBES, para construção de estratégias e ações de aproximação entre os dois Movimentos, primando pela autonomia de cada um. A proposta é aumentar o diálogo entre os dois Movimentos, criar espaços comuns para fortalecer-se mutuamente, e com isso fortalecer a Economia Solidária.

Houve muitas manifestações e muitas pessoas que constantemente reforçavam a importante relação do catadores/as e do MNCR com a Ecosol. Muitas falas bonitas vindas dos próprios catadores/as, evidenciando uma clara intenção e já presentes identidade com a economia solidária.

 

Abaixo seguem as apresentações da Conferencia e os resultados do encontro:

dia 14/04

- APRESENTA III CONAES CNES 2 economia e democracia

- APRESENTA III CONAES Texto Base

- Daniela Metello: Apresentação Conferência - encerramento de lixões

- Patrícia de Sene - Apresentação CONFERÊNCIA TEMÁTICA

- Regimento interno - catadores

dia 15/04

- Apresentação CVMR - Maringá - Fevereiro - 2014

- CONF TEMAT CATADORES Formacao e ASS TEC_em_ES_2013-1

- Oficina PNRS tainá 10-04 CO S

dia 16/04

- Educação, Assessoriamento Técnico e Tecnologias Sociais

- ENCERRAMENTO DAS ATIVIDADES DOS LIXÕES E INCLUSÃO SOCIOPRODUTIVA

- Propostas Logistica PSA e CS


Navegação