Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Lutar, criar, Reciclagem Popular!
Ferramentas Pessoais
Acessar
This is SunRain Plone Theme
Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Blog Sudeste / BOLETIM INFORMATIVO DO COMITÊ OESTE PAULISTA

BOLETIM INFORMATIVO DO COMITÊ OESTE PAULISTA

por mncr — última modificação 18/03/2011 16h30
EDIÇÃO – II- setembro de 2008 há Agosto de 09

O que é M.N.C.R.?

O Movimento Nacional de Catadores de Materiais Recicláveis, foi fundado em junho de 2001, em Brasília, durante o I Congresso Nacional de Catadores de Materiais Recicláveis. Este Movimento representa a união dos catadores de todo Brasil, para que a Categoria seja incluída em Políticas Públicas que incentivem o desenvolvimento dos empreendimentos populares que são as Cooperativas e Associações de Catadores. Desde o início o movimento tem como princípio de organização a democracia direta.

Quando as Bases Orgânicas, que são os grupos de catadores, participam diretamente dos debates, com discussões transparentes, as reinvidicações do M.N.C.R. junto ao Governo Federal, Estados e Municípios, ganham força e legitimidade.

Para garantir que as informações circulem desde as bases até a Comissão Nacional, os grupos de catadores, ou seja, as Bases de uma determinada região constroem um Comitê Regional de Catadores. Cada Comitê Regional indica dois representantes para a Comissão Estadual, que por sua vez, indicam dois delegados para a Comissão Nacional.

Se você é catador ou apóia algum grupo, participe das reuniões do Comitê Regional dos Catadores do Oeste Paulista.


EXPEDIENTE – Relatos deeventos e atividades: catadoras, Cláudia.... e Matilde Fernanda... daRecicla Ourinhos;  Clotilde e Doraci....da ASCAM – Associação dos catadores de Maracaí, Maria Isabel e Isabel.... da ACIPAL – Associação de Catadores de Palmital e Vilma. e Claudinei... da COOCASSIS. Editorial e Diagramação: Edinei João Garcia da CIRCUS – Circuito de Interação de Redes Sociais. O que é M.N.C.R?: material extraído do site www.movimentodoscatadores.org.br. ........ exemplares. CENTERCOPY. 12/2008.


O Comitê Regional dos Catadores do Oeste Paulista é uma das instancias de organização do Movimento Nacional de Catadores de Materiais Recicláveis. Nas regiões de Ourinhos, Assis e Presidente Epitácio, o Comitê Oeste Paulista tem como referência para os catadores uma Secretaria Regional.

O Comitê Oeste Paulista criou a Secretaria Regional, que é responsável pela comunicação entre os grupos de catadores do Oeste Paulista; articulação de Reuniões Regionais; realização de visitas aos grupos de catadores nas cidades do Oeste Paulista; recepcionar os grupos novos, os catadores que querem se organizar em associações ou cooperativas. Tudo isso com a finalidade de negociar Políticas Públicas nos municípios da região, para incluir os catadores nos investimentos para coleta seletiva.

Esta secretaria é formada por catadores e catadoras dos seguintes empreendimentos: Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de OurinhosRecicla Ourinhos; Associação dos Catadores de PalmitalACIPAL; Associação dos Catadores de MaracaíASCAM; Associação de Recicladores de Presidente EpitácioARPE; Cooperativa de Catadores de Assis e Região COOCASSISS e a Cooperativa dos Catadores de lixo de Presidente PrudenteCOOPERLIX.

Este Boletim Informativo foi produzido pela Secretaria Regional com a finalidade de divulgar as ações do Comitê Regional. serão relatadas algumas atividades dos meses  de Setembro de 2008 ate Agosto de2009. E na última página, o boletim informa o que é o M.N.C.R, bem como o contato com os responsáveis pela Secretaria Regional do Comitê Oeste Paulista de Catadores, para que você catador, ou apoiador da causa, possam conhecer o M.N.C.R. e, ENGROSSAR O CARDO   


A CRISE  NA VISAO DOS CATADORES

 

A crise se deu em meados de setembro e outubro de 2008, o efeito foi

- a redução dos grupos nas bases,

-queda de preços de materiais,

-aumento de volume de materiais e baixa renda.

Os catadores tiveram que aumentar a jornada de trabalho priorizando os materiais de mais valor ex:

-plástico fino e pet

E que teve mais baixa no mercado ex...

- sucata de ferro,papelão,latinha e misto..

Os lados positivos é que com a crise muito ferro velho se fechou e muitos catadores vieram para os grupos organizados.

Algumas Prefeituras estão apoiando alguns grupos, coop/assoc com o repasse pela prestação de serviços através da lei de Resíduos 11.445 Saneamento Basico.

Ex. Palmital, Assis e Piraju.  

 

 

PARTICIPACAO EVENTOS

O Encontro Estadual aconteceu no dia. 13 e 14 de Março em São Paulo na Sede Roseli Nunes espaço do MST para tratar de estratégias para a Crise a nível estadual.

No dia 13/07/09 Claudineis de Assis participou da Reunião da Coordenação Estadual representando o Comitê Regional e participando da discussão da Política Nacional de Resíduos.

O Comitê também participou no dia 23/07 há 26/07/09 no Campus da Unesp de Assis no Encontro das ITCPS (Instituto Tecnológico de Cooperativas Populares).


RELATO DOS CATADORES DA RECICLA OURINHOS

 

Dia 15 de janeiro hás 11h00 recebemos a visita do DR Santana Fiscal do Ministério de Trabalho de Marilia notificando a Sae e Prefeitura por falta de condições de trabalho no local.

Aconteceu uma audiência com o Promotor dia 21/05/09 onde foi assinado um Termo de Conduta com a Associação dos Catadores de Ourinhos e Prefeitura Municipal para construção de banheiro, refeitórios e vestiários e Barracão.

Como não bastasse a CETESB esteve no lixão para fiscalizar e notificou as irregularidades do aterro e deu um prazo obrigando assim a Prefeitura expandir a coleta seletiva e outros benefícios de direito da Associação como Prestação de Serviço.

 

INFORMES DAS REUNIOES DA SECRETARIA DO COMITE

 

A secretaria teve sua primeira reunião do ano de 2009 no dia 22/05 em Assis no Campus da Unesp.      

Nesta reunião foi tirada uma visita na base de Presidente Prudente dia 26/06/09 passando também pelo lixão de Prudente.

No dia 26/07/09 teve a participação de Davi represente da Comunicação do Estadual do MNCR para tratar da questão da filmagem para o vídeo dos Catadores.

Seguindo os trabalhos dia 23/07/09 contamos com a participação do representante da Comissão Estadual o companheiro Roberval no Encontro das incubadoras.

Nessa reunião marcamos uma data para que a secretaria se reunisse na Cooperativa de Assis.

No dia 4/08/09 a Secretaria se reuniu na Cooperativa de Assis e em consenso do grupo.foi tirada uma visita na  base de Presidente Epitacio no  dia 28/08/09 ate 29/08/09.

 

 Veja o boletim em PDF


M.N.C.R.!!!!

SEMPRE, SEMPRE!!!,

PRESENTE, PRESENTE!!!!


registrado em:

Navegação