Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Lutar, criar, Reciclagem Popular!
Ferramentas Pessoais
Acessar
This is SunRain Plone Theme
Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Blog Centro-oeste / Cooperativa de catadores do Distrito Federal recebe terrenos da União

Cooperativa de catadores do Distrito Federal recebe terrenos da União

por mncr — última modificação 18/03/2011 16h40

A  Central das Cooperativas de Catadores de Materiais Recicláveis do Distrito Federal e Entorno (CENTCOOP – DF) receberá quatro terrenos equivalentes a uma área de 200 mil metros quadrados, nesta quinta-feira (10/12). Os terrenos serão concedidos pelo Ministério do Planejamento, por meio da Secretaria de Patrimônio da União (SPU), e o termo de concessão será assinado, às 10h, na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB) de Brasília. A secretária-executiva do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Arlete Sampaio, participará do ato de outorga. O ministério é responsável por diversas ações direcionadas aos catadores.

            Cerca de 15.000 pessoas serão beneficiadas pelas terras cedidas pela União à CENTCOOP – DF. A entrega dos terrenos, no entanto, não está sendo feita de forma isolada. Outras iniciativas serão postas em prática, ao longo de 2010, visando o fortalecimento da atividade, como o investimento em infraestrutura e na capacitação dos catadores.

            Capacitação - O Governo Federal vai capacitar 300 catadores da Cidade Estrutural (DF) por meio do Projeto Banco do Brasil Educar - alfabetização e formação política educacional. Colocará em prática, também, o Projeto Cosme e Damião – execução da Cooperativa Ecooideia e do CDT/UNB para formação em gestão das cooperativas, colocando um catador e um estudante (em fase de formatura) para melhoria das gestões internas das cooperativas. 

            Ainda estão previstas a realização do Projeto Território da Reciclagem e Cidadania, do Ministério da Ciência e Tecnologia / CDU-UNB, que envolve a comunidade da Cidade Estrutural com a transformação daquela cidade em um território dos recicladores e com cidadania; o Projeto da Fundação Banco do Brasil (FBB) e a Senaes (Ministério do Trabalho e Emprego), que  visa o fortalecimento das organizações com a formação e capacitação de 1.000 catadores,  por meio da Cooperativa Ecooideia para formação produtiva e política para a coleta seletiva solidária no DF; e a construção de galpões e equipamentos para abrigar as organizações e para execução da Coleta Seletiva Solidária Cidades Sustentáveis - R$ 8 milhões já  reservados para este fim virão do Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES) e da FBB.

 

SERVIÇO

 

Assinatura do termo de concessão de terrenos da União para Cooperativa de Catadores / Participação do

Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome

 

Data: 10 de dezembro de 2009 (quinta-feira)

Horário: 10h

Local: AABB - SCES Trecho 2 s/n lote 16 - Brasília (DF)

registrado em:

Navegação