Catadores de Goiás apresentam reivindicações para o Governo Estadual

Representantes de cerca de 14 cooperativas de reciclagem do estado de Goiás entregaram, nessa tarde, uma carta de intenção ao Secretário João Balestra, do Governo de Goiás. As reivindicações dirigidas a ele foram elaboradas no III Encontro Estadual de Catadores de Materiais Recicláveis, realizado no Ministério Público Estadual.

Em reunião com Balestra, os cooperados fizeram a leitura do documento e falaram sobre as necessidades prioritárias a serem cumpridas, no próximo ano, pelos poderes municipal, estadual e federal. Para a representante do Movimento Nacional dos Catadores (MNCR), Dulce Helena do Vale, a leitura e entrega do documento ao secretário indica um avanço nas relações com o poder público e dá base para que possam cobrar ações do Estado.

O Secretário garantiu, em reunião, que a SICAM, Secretaria de Infraestrutura, está de portas abertas para os representantes e que haverá um esforço suprapartidário no sentido de unir forças para avançar nas conquistas dos direitos da categoria. Balestra também afirmou que os profissionais de engenharia e arquitetura estão à disposição das cooperativas, para ajudar nos projetos das cooperativas.

Ficou acordado, nessa reunião, que a SICAM irá reunir sua equipe técnica para estudar as possibilidades de começar as ações ainda em dezembro. Aos catadores, ficou delegada a função de regularizar todas as cooperativas quanto às documentações e à Receita Federal, para que elas estejam aptas a receber doações e pra que facilite a inserção em projetos que envolvam captação de recurso público.

De acordo com o gerente de resíduos sólidos e drenagem, da SICAM, Paulo Sérgio de Oliveira Resende, esse documento de reivindicações pauta as próximas ações do Estado e parte das necessidades do próprio catador. A carta apresentada ao João Balestra e demais representantes de governo, começou a ser elaborada em um evento de troca de experiências entre catadores, realizado pela SICAM no início do ano.

A versão final das demandas contou com edição e esclarecimentos dados pela Promotora de Justiça do MP GO, Dra. Suelena Carneiro F. Jayme e do Promotor de Justiça do Ministério Público do Trabalho, Dr. Antônio Carlos Cavalcante Rodrigues, no Encontro dos dias 1 e 2 de dezembro.