Artigos

A Uberização da coleta seletiva: reflexões sobre as novas formas de trabalho na era da economia digital
— por Alex Cardoso — última modificação 05/11/2020 15h57O presente artigo tem por objetivo apresentar reflexões sobre as novas formas de trabalho na era da economia digital, mais precisamente, o advento do uso de aplicativos celulares e sua contribuição para a flexibilização das relações de trabalho das catadoras e dos catadores de materiais recicláveis pertencentes ao universo da reciclagem de resíduos sólidos.

Barragens do Capitalismo
— por Alexandro Cardoso* — última modificação 26/02/2019 13h43Este presente artigo tem como objetivo, contribuir para uma importante reflexão sobre os crimes ambientais e sua intima relação com o capitalismo, o qual para manter-se, precisa continuar aniquilando a natureza, explorando as trabalhadoras e os trabalhadores para obter lucro a todo custo e acumular riquezas. Neste contexto de lucro e acumulação de riquezas, os direitos das trabalhadoras e dos trabalhadores assim como preservação da natureza, são custos que afetam diretamente estes objetivos, logo, a luta de classes se dá pela defesa da natureza e de direitos, os quais, possivelmente só poderão ser conquistados com uma revolução no sistema capitalista.

Catadora(e)s de Resíduos Sólidos na Região Metropolitana de Belém: (Neo)extrativistas dos Ecossistemas Urbanos na Floresta Amazônica
— por Thomas A. Mitschein, Lucila Jenille Moraes Vilar — última modificação 28/08/2017 20h14Texto sobre os catadores da Região Metropolitana de Belém, subsidiado por dados do Projeto “Incubação para fortalecimento de cooperativas e associações de catadores e catadoras de materiais recicláveis e reutilizáveis em municípios do Pará” coordenado pelo Programa Interdisciplinar Trópico em Movimento da Universidade Federal do Pará – UFPA

MNCR – A Crise Financeira e os Catadores de Materiais Recicláveis
— por admin — última modificação 01/10/2015 19h15Artigo escrito pelo MNCR em 2009 e publicado pelo IPEA. Fala sobre a crise financeira no setor da reciclagem e como isso afetou os catadores, além de abordar sobre a regulação do mercado e o pagamento pelos serviço prestados pelos catadores.

Onde eu descarto?
— por admin — última modificação 01/10/2015 19h15Texto curto que fala da questão histórica do lixo e conceito de reciclável e aprofunda na questão dos resíduos orgânicos.

Os limites do capital e crise ambiental em Karl Marx
— por Wagner Giron de la Torre — última modificação 29/05/2019 14h301 O capitalismo, enquanto sistema em movimento e em expansão “infinita”, se sustenta pela exaustão dos recursos naturais necessários à produção em grande escala de mercadorias. A tudo transforma em mercadoria, inclusive os bens naturais, sem considerar, nas relações societais extremamente humanas que desenvolve e consolida, os limites físicos do planeta, gerando a tragédia socioambiental exponenciada pelas contradições intrínsecas do próprio sistema. 2 A alienação produzida pelas inversões da realidade pelo capitalismo, afastando o homem dos produtos de sua força de trabalho, da sociedade e alienando-o do mundo natural. 3 A negação cultural e ideológica da crise socioambiental e dos limites do sistema de produção.

Os que Sobrevivem do Lixo
— por admin — última modificação 01/10/2015 19h15Artigo que traz de forma resumida, alguns dados do IPEA, tais como renda, escolaridade, busca pela identidade, inclusão social e potencial econômico.

PÓLIS – Coleta Seletiva de Lixo, reciclando material reciclando valores
— por admin — última modificação 01/10/2015 19h15Publicação organizada em 3 sessões. A primeira busca uma reflexão sobre produção e consumo, a segunda traz uma analise das estratégias de gerenciamento de programas de coleta seletiva e por fim, fala das experiências significativas.

Projeto Amigos do Lixo
— por admin — última modificação 01/10/2015 19h15Relato do Projeto “Amigos do Lixo”, publicado no livro 20 Experiências de Gestão Pública e cidadania, traz o relato do projeto implementado em Guaratinguetá (SP), coordenados por um engenheiro ambiental e uma psicóloga. A proposta aborda a busca pela a implementação do programa de gestão de resíduos sólidos e a preocupação com a situação social dos catadores.
Ações do documento