Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Lutar, criar, Reciclagem Popular!
Ferramentas Pessoais
Acessar
This is SunRain Plone Theme
Você está aqui: Página Inicial / Artigos / Termina o 3º Congresso do Movimento Nacional da População de Rua

Termina o 3º Congresso do Movimento Nacional da População de Rua

por Márcio Martins / Insea — publicado 01/09/2016 11h20, última modificação 01/09/2016 11h20
Colaboradores: Videos e fotos da Rede Rua
Encontro aconteceu na cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais, e debateu direitos humanos

Termina hoje o 3º Congresso do Movimento Nacional da População de Rua. O encontro aconteceu entre os dias 16 e 19 deste mês no Centro Mineiro de Referência em Resíduos – Rua Belém, 40, Pompeia, Belo Horizonte, Minas Gerais e contou com a participação de representantes de vários estados brasileiros. O encontro se faz de alta relevância levando em consideração o atual momento político que vivemos em que os direitos básicos estão cada vez mais ameaçados por um governo golpista e autoritário.

No terceiro dia do Congresso o Projeto Empreendendo Vidas promoveu a oficina “Metodologia para geração de empreendimentos solidários com a população de rua”. Na parte da manhã foi uma troca de experiências entre os projetos de economia solidária com a população de rua, que estão sendo executados em algumas capitais do país.

Gabriela Cunha, da Secretaria Nacional de Economia Solidária (SENAES), iniciou fazendo uma contextualização sobre os projetos de Economia Solidária e População de Rua e falou da importância da construção do processo formativo junto aos usuários do projeto.

Após a fala da representante da SENAES foram feitos relatos das experiências dos cinco estados que desenvolvem o projeto: CEFURIA – Projeto Coopera Rua (Curitiba/PR), CAMP – Projeto EcoSol PopRua (Porto Alegre/RS), INSEA – Projeto Empreendendo Vidas (Belo Horizonte/MG), Instituto Ipês – Projeto de Geração de Renda para População de Rua (Brasília/DF) e CDPDH – Projeto Construindo Autonomia pelo Empreendedorismo Solidário (Fortaleza/CE).

Na parte da tarde o Consultor Júlio Máximo (INSEA), falou sobre a metodologia para consolidação de empreendimentos solidários com a população de rua. Participaram da oficina 83 pessoas, representando 12 estados.

Primeira mesa

Segunda mesa

 

registrado em: ,

Navegação