Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Lutar, criar, Reciclagem Popular!
Ferramentas Pessoais
Acessar
This is SunRain Plone Theme
Você está aqui: Página Inicial / Artigos / Passeata contra o incinerador de lixo em Barueri

Passeata contra o incinerador de lixo em Barueri

por mncr — publicado 05/07/2013 17h15, última modificação 05/07/2013 17h23
Concentração na Av. Da aldeia, 430, ginásio de esporte da aldeia (Aldeia de Barueri)
Quando 10/07/2013
das 17h10 até 19h00
Onde Barueri-SP
Adicionar evento ao calendário vCal
iCal

MANIFESTO CONTRA A INCINERAÇÃO, PELA RECICLAGEM E REUTILIZAÇÃO DOS MATERIAIS DO LIXO DOMICILIAR

Barueri e região corre o risco de ver a incineração de resíduos se desenvolver como alternativa de gestão, apesar de onerosa e insustentável, difícil de ser justificada com os imperativos ecológicos e sociais do século XXI. 

O desaparecimento dos resíduos e sua transformação em energia elétrica pela incineração torna essa alternativa uma tentação. Mas a incineração não faz desaparecer os resíduos: na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma. A incineração transforma milhares de toneladas dos mais variados materiais em trilhões de minúsculas partículas,  que devem ser capturadas com os gases e, posteriormente, acondicionadas e dispostas de forma ambientalmente adequadas.

A incineração gera cinzas e emissões tóxicas que apresentam graves riscos à saúde pública e ao meio ambiente;  é das alternativas tecnológicas a mais cara e a que menos gera trabalho e renda e, como se não bastasse compete com os catadores de materiais recicláveis pelos mesmos materiais recicláveis “secos”.

Quanto mais se recicla mais cara a incineração. Quanto mais se incinera menos postos de trabalho são gerados na cadeia de reciclagem.

Nossa tarefa no século 21 não é encontrar melhores formas de destruição de materiais descartados, mas parar de fazer embalagens e produtos que têm de ser destruídos. O problema acontece pela mistura de materiais, e deixa de ser problema quando coletado separadamente.

A rota tecnológica determinada pela Política Nacional de Resíduos Sólidos é a  Coleta seletiva de resíduos secos + coleta seletiva de resíduos úmidos + triagem de resíduos secos + compostagem/biodigestão de resíduos úmidos + destinação dos rejeitos em aterros sanitários.

CONTRA A INCINERAÇÃO, PELA COLETA SELETIVA

 

audiência_barueri

Mais informações sobre esse evento…


Navegação