Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Lutar, criar, Reciclagem Popular!
Ferramentas Pessoais
Acessar
This is SunRain Plone Theme
Você está aqui: Página Inicial / Artigos / Movimentos sociais levam propostas ao Governo para a crise financeira

Movimentos sociais levam propostas ao Governo para a crise financeira

por mncr — última modificação 11/12/2008 15h51
MNCR tem discutido a crise finaceira e seu impacto sobre a renda do catador

Dezenas de movimentos sociais, entre eles o MNCR, participaram de reunião com o Governo Federal para uma consulta sobre a crise financeira internacional. Estiveram presentes a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff; o ministro da Fazenda, Guido Mantega e o ministro da Secretaria Geral da Presidência, Luiz Dulci que receberam documento assinado por cerca de 50 entidades que propõe mudanças na política econômica do pais.  "O conjunto dessas propostas se insere no espírito geral de que devemos aproveitar a brecha da crise para mudar a política macroeconômica de natureza neoliberal e construir um novo modelo de desenvolvimento nacional, baseado em outros parâmetros, sobretudo na distribuição de renda, na geração de emprego e no fortalecimento do mercado interno", afirmam as entidades no documento.

 

Catadores e a crise financeira mundial

A crise financeira tem atingido fortemente os preços dos materiais causando grande instabilidade nas organizações de catadores. Por esse motivo o MNCR tem debatido internamente a necessidade de aprofundar a discussão com relação ao mercado de recicláveis no Brasil e propor alternativas que beneficiem os catadores.

A queda nos preços chega a até 70%  e estão se agravando com a chegada do final do ano quando já comum a queda nos preços quando a indústria deixa de comprar. O material mais afetado são os papeis devido a alta do dólar e a queda no valor de commodities nas bolsas.

 

Veja o documento entregue pelos movimentos sociais


Navegação