Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Lutar, criar, Reciclagem Popular!
Ferramentas Pessoais
Acessar
This is SunRain Plone Theme
Você está aqui: Página Inicial / Artigos / Dia de Ação Global contra a Incineração

Dia de Ação Global contra a Incineração

por Antônio Coquito / Insea — publicado 06/11/2013 18h34, última modificação 06/11/2013 18h34
Não queimem o nosso futuro!

O Instituto Nenuca de Desenvolvimento Sustentável (Insea),  o Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR) e o Observatório da Reciclagem Solidária (ORS) se juntam à  Aliança Global para Alternativas à Incineração / Aliança Global contra a Incineração (GAIA)  no  13 º Dia de Ação contra a Incineração de Resíduos e Alternativas Lixo Zero no dia 8 Novembro de 2013.

Neste ano de 2013, o Dia de Ação Global sobre Resíduos e incineração será parte do Mês de Ação Global contra a energia suja organizada por uma coalizão de redes internacionais. Este mês de Ação é um esforço conjunto para exigir a transformação dos nossos sistemas de energia de soluções sustentáveis e de base comunitária.

Assinatura global resolução contra incineração de resíduos e Zero Waste no link: http://org2.salsalabs.com/o/1843/p/salsa/web/common/public/signup?signup_page_KEY=8326

Nós convidamos você a visitar o site: http://reclaimpower.net/ . aos participantes do curso têm flexibilidade para organizar atividades em uma data posterior / anterior a eles de forma mais estratégica.

INCINERAÇÃO SUJA, INJUSTA  E INSUSTENTÁVEL

Esta é uma oportunidade muito especial para destacar que a incineração de resíduos é tão sujo, insustentável, injusta e intensivos em carbono como a queima de qualquer combustível fóssil . contribuinte para as mudanças climáticas, por isso estamos chamando rede GAIA e seus aliados a participar neste esforço conjunto e mostrar a nossa solidariedade para com todas as comunidades que lutam contra as falsas soluções energéticas sugerem destacar os seguintes tópicos: •

A incineração de resíduos contamina os seres humanos eo meio ambiente. O lixo é queimado em instalações de incineração em duas fases incineradores convencionais, tais como a gaseificação, e misturado com outros combustíveis fósseis são queimados em fornos de cimento e centrais eléctricas. Mercúrio, dioxina, chumbo e outras substâncias tóxicas provenientes da queima de resíduos. Incineradores emitem mais dióxido de carbono (CO2) por unidade de energia do que as usinas de carvão.

• A alimentação não é incineradores renováveis: papel, plástico e metais vêm de recursos naturais finitos, como florestas e sendo muito esgotada. Plásticos e pneus também são combustíveis fósseis. A queima desses recursos cria uma demanda por mais “lixo” e desencoraja soluções reais: conservação, embalagem redesenhada e produtos, reutilização, reciclagem e compostagem.

• Todos os incineradores, incluindo gaseificação, pirólise e plasma arc , são um enorme desperdício de energia. Devido ao baixo valor calórico dos incineradores de resíduos é apenas capaz de fazer pequenas quantidades de energia, à custa da destruição de grandes quantidades de materiais reutilizáveis. Incineração de resíduos perpetua o círculo vicioso que faz com que a mudança climática: a extração de novos recursos da terra, o processamento em fábricas, enviados para todo o mundo e depois perdê-los em aterros e incineradores. Por outro lado, as práticas de zero resíduos, como a reciclagem e a compostagem pode reter três a cinco vezes a quantidade de energia produzida pela incineração de resíduos.

• Zero Waste cria postos de trabalho, economiza dinheiro e é uma estratégia essencial para combater mudanças climáticas. Segundo o Quarto Relatório de Avaliação do IPCC sobre mudança climática “minimização de resíduos, reciclagem e reutilização representam um potencial importante para o aumento da redução indireta de emissões de gases de efeito estufa através da conservação ou . matérias-primas, energia e melhorar a eficiência dos recursos e a redução de combustíveis fósseis ”

• Lixo Zero é uma meta alcançável que está sendo implementado com sucesso em cidades ao redor do mundo – em contraste com a ideia original de queima dos resíduos. TOPIC Como sugerido por alguns membros do GAIA, vamos promover “Não queime o nosso futuro” como tema para o tema deste ano. Mas os membros podem adicionar frases para apoiar suas atividades e campanhas.

ATIVIDADES  * O grau de participação dos membros da rede e a quantidade de tempo que eles colocaram no dia global de ação depende de cada grupo.  Favor organizar as atividades de acordo com suas prioridades de campanha.

Fonte: Aliança Global para Alternativas à Incineração /Aliança Global contra a Incineração (GAIA)

registrado em: ,

Navegação