Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Lutar, criar, Reciclagem Popular!
Ferramentas Pessoais
Acessar
This is SunRain Plone Theme
Você está aqui: Página Inicial / Artigos / Catadores na luta pela preservação da vida e do meio ambiente

Catadores na luta pela preservação da vida e do meio ambiente

por mncr — última modificação 18/02/2009 17h16
MNCR falam de suas ações políticas e alertam sobre a importância de reciclar.

Suelma Inês Alves de Deus

Em oficina realizada dentro do F.S.M. o Movimento dos Catadores de Materiais Recicláveis tiveram a oportunidade de trocar experiências e refletir sobre as diversas formas de atuação e problemas enfrentados pelas associações.

Foram apontados problemas que vão desde o desrespeito humano devido ao esteriótipo criado ao sujeito que desenvolve esse tipo de atividade, considerado na maioria das vezes como sujo,alcoólatra e que atrapalha o trânsito até problemas com os atravessadores que,muitas vezes,fazem pressão para que o coletor venda seu material por um preço mais barato.

Abordaram a dificuldade em implantar dentro das duas universidades que sediaram o Fórum, um verdadeiro sistema de coleta e reciclagem dos materiais bem como a burocracia imposta nos órgãos públicos para se estabelecer parceria com as associações.

Por outro lado, em depoimento, uma associada relata a transformação que teve em sua vida pessoal, a partir do momento que passou a trabalhar, a se relacionar com outras pessoas e com o movimento. Alega que encontrou sentido para a sua vida, despertou para os problemas sociais e se sentiu mobilizada para voltar a estudar e continuar lutando contra as injustiças sociais.

Um outro depoimento de associação de Duque de Caxias (RJ) foi mencionado que além da atividade de catadores existe também a preocupação com a preservação do meio ambiente, a qualidade de vida da comunidade local, a participação e atuação política.

O Movimento procura fortalecer as associações que se sentem mais fragilizadas bem como tirar encaminhamentos coletivos na perspectiva da valorização, reconhecimento e respeito a esse ramos de atividade.

Slogan do Movimento: NÃO SOMOS PODER CONSTITUÍDO, SOMOS PODER SOCIAL.

Fonte: Ciranda da Cidadania www.ciranda.net


Navegação