Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Lutar, criar, Reciclagem Popular!
Ferramentas Pessoais
Acessar
This is SunRain Plone Theme
Você está aqui: Página Inicial / Artigos / AÇÃO DE SOLIDARIEDADE AOS TRABALHADORES

AÇÃO DE SOLIDARIEDADE AOS TRABALHADORES

por mncr — última modificação 07/08/2008 10h59
MNCR participa de ação em solidariedade aos trabalhadores da Injetados Elite

Companheiros e companheiras

Ao dirigirmo-nos aos companheiros e companheiras queremos alertar para necessidade proeminente de auxílio aos trabalhadores da empresa Injetados Elite demitidos de forma discriminatória e com caráter revanchista pelo simples fato de exercer seus direitos de classe.

Com a convicção que a unidade fortifica a luta, os sindicatos abaixo planejaram suas atividades de campanha salarial em conjunto a partir de seminários e reuniões. Após período de elaboração partiram para atividade concreta.

Na primeira atividade, justamente de Abertura da Campanha Salarial Unificada, no dia 23 do corrente mês planejou-se panfletagem, carro-de-som e atraso do início da produção. Em assembléia realizada em frente à empresa Injetados Elite, de Novo Hamburgo, os trabalhadores organizados definiram por uma paralisação por tempo indeterminado, tendo como base várias tentativas de interlocução dos trabalhadores diretamente ou por intermédio do Sindicato para solução de um vasta lista de problemas.

O empresário mostrou-se duro, irredutível e muito intransigente com a causa dos operários, não acenado em nenhum momento disposição para, ao menos, abrir um canal de negociação. Os trabalhadores decidiram, então, solicitar intermediação da Delegacia Regional do Trabalho. Numa atividade decidida democraticamente de dentro para fora da empresa, os funcionários resistiram bravamente por quatro dias consecutivos de tensionamento com o patrão e sua craque de seguranças privados mais o policiamento ostensivo com direito à Batalhão de Operações Especiais da Brigada Militar e agentes da policial civil em observação.

O episódio didático findou com obsceno golpe de outro tentáculo do Estado. A Justiça Comum destacou-se num Domingo para acatar um famigerado instrumento jurídico muito conhecido dos movimentos sociais: interdito proibitório. Deste ponto deu-se reunião tripartite na delegacia Regional do Trabalho que acordou que não haveria demissões de retaliação aos ativistas. Senhor Pedro Paulo da Silva, patrão da Elite não quis honrar com compromisso assumido e sem constrangimento algum demitiu quinze trabalhadores dentre eles quatro alegando justa-causa.

Não por outra razão as principais Centrais Sindicais vem pleiteando a adesão do País às Convenções 151 e 158 da OIT (Organização Internacional do Trabalho). Está posto de forma consistente a necessidade e justeza dessas bandeiras, visto que a convenção 158 trata justamente da restrição às demissões sem justa causa e combate à alta rotatividade da força de trabalho.

Diante de tal situação as trabalhadoras e trabalhadores demitidos estão seguindo suas vidas de forma ainda mais precária. A sustentação material dos demitidos nos remete ao pedido de solidariedade de classe. Por isso conclamamos todos e todas para um debate em suas instâncias de atuação militante e definam a forma de ajuda.

Sugerimos que a ajuda não fique estanque. Que possa vir em forma de dinheiro ou arrecadação de alimentos, podendo vir das entidades ou por campanhas nas bases, que possa ser feita de forma coletiva ou individual. O que temos presente é que se faz necessário e urgente.

 

Sindicato dos Trabalhadores no Plástico e Resinas Sintéticas de Novo Hamburgo

Sindicato dos Trabalhadores no Plástico e Resinas Sintéticas de Campo Bom e São Leopoldo

Sindicato dos Trabalhadores do Plástico, Químicos e Farmácia de Montenegro

Sindicato dos Trabalhadores Químicos de Gravataí

Sindicato dos Sapateiros de Novo Hamburgo

Sindicato dos Municipários de Cachoeirinha

Sindicato dos Metalúrgicos de São Leopoldo

Sindicato dos Metalúrgicos de Canoas

Sindicato dos Bancários de Novo Hamburgo

Sindicato dos Bancários do Vale do Caí

Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis


Navegação