II Seminário Nacional Rotas Tecnológicas para Gestão de Resíduos com Reciclagem Popular

O quê
reciclagem popular
Quando
Onde

Auditório da Escola de Engenharia da UFMG, Av. Antônio Carlos 6627 – Pampulha – Belo Horizonte – MG

Pessoa de contato

falar com Letícia Gonçalves

Telefone de contato

(31) 3295.7270

Site

Visitar site externo

O Seminário é voltado para catadores, técnicos e interessados no tema.

As cidades brasileiras têm o desafio de encontrar formas criativas e eficazes para a gestão dos resíduos com foco no desenvolvimento socioambiental sustentável.  Pauta permanente dos gestores públicos e da sociedade  - é possível que o lixo urbano gerado deixe de ser problema e transforme-se em soluções ambientalmente corretas. Apresentando possibilidades e contribuindo com as gestões municipais, o Observatório da Reciclagem Inclusiva e Solidária (ORIS) realiza o II SEMINÁRIO NACIONAL ROTAS TECNOLÓGICAS PARA A GESTÃO DE RESÍDUOS  COM A RECICLAGEM POPULAR.   O evento tem participação de pesquisadores nacionais  e internacionais, catadores de materiais recicláveis, ambientalistas, gestores, técnicos e  interessados na temática.  As atividades acontecem nos dias 16 e 17 de setembro no Auditório da Escola de Engenharia da UFMG à Av. Antônio Carlos 6627 – Pampulha – Belo Horizonte – MG.  O Seminário tem o apoio  da Fundação Avina.

INSCRIÇÕES

O Seminário Nacional é voltado para catadores de materiais recicláveis, técnicos, pesquisadores, autoridades, estudantes e  interessados no  tema. As inscrições vão até o dia 10 de setembro, no e-mail: [email protected]

ATENÇÃO: No e-mail, citar no assunto: SEMINÁRIO GESTÃO DE RESÍDUOS. No corpo do e-mail, informar nome completo, fones de contato (celular e fixo) e instituição.

Informações: (31) 3295.7270 (falar com Letícia Gonçalves) ou pelo e-mail: [email protected]

EM DESTAQUE

Nesta 2ª edição, o II SEMINÁRIO NACIONAL ROTAS TECNOLÓGICAS PARA A GESTÃO DE RESÍDUOS  traz, a Belo Horizonte, o especialista PhD americano Paul Connet.  Ele é diretor-executivo do American Environental Healh Studies Projetc  (Projeto Norte –Americano de Estudos sobre Saúde Ambiental). Connett é professor emérito de Química Ambiental da Universidade St. Lawrence, em Canton, Nova Iorque (E.U.A.). Os 49 (quarenta e nove) anos de pesquisa no campo da gestão de resíduos nos Estados Unidos e mais 7 províncias do Canadá e 60 outros países resultaram na publicação do livro “A Solução Desperdício Zero” (Chelsea Verde, 2013). Nos últimos 30 anos, colocou o conhecimento científico ao trabalho, ajudando (sem taxa) comunidades de todo o mundo a compreender a ciência de questões controversas como a incineração e fluoretação.  Além de explicar os perigos de tais práticas que oferece.

Também participa dos debates, a holandesa Anne Scheinberg, que é pesquisadora da Organização das Nações Unidas para a educação, a ciência e a cultura (UNESCO).  Anne Scheinberg tem 30 anos de atividade profissional na gestão de resíduos e reciclagem na América do Norte, Europa, incluindo Europa Ocidental e nos Balcãs, África, América Latina.  Suas áreas de especialização incluem a gestão formal e informal resíduos setor (reciclagem; compostagem; microprivatização; contratação e franchising; modelos de serviços ambientais; parcerias com a comunidade; sistemas de gestão ambiental; análise de gênero; boa governança, questões de participação do setor privado, autarquias locais e  sociedade civil . Atualmente, ela trabalha no doutorado em Política Ambiental.

O evento conta com os pesquisadores brasileiro Ricardo Abramovay, que é professor titular do Departamento de Economia da FEA e do Instituto de Relações Internacionais da USP, pesquisador do CNPq e coordenador do Projeto Temático FAPESP sobre Impactos Socioeconômicos das Mudanças Climáticas no Brasil. Abramovay é autor do livro Muito Além da Economia Verde.

EM DEBATE

A busca de soluções para o processo de gerenciamento dos resíduos gerados existe. Cabe comprometimento com um modelo que promova a qualidade de vida, atenção aos conceitos de sustentabilidade e não agressão ao meio ambiente e à saúde pública.  As respostas  encontram eco na Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), que estabelece uma agenda de corresponsabilidade para que as administrações públicas.

O Seminário Nacional traz análises e alternativas tecnológicas  para tratamento dos resíduos sólidos, que constituem importantes para equacionar a questão do lixo gerado. A PNRS estabelece os princípios de visão sistêmica na gestão dos resíduos sólidos, que considera as variáveis ambiental, social, cultural, econômica, tecnológica e saúde pública” (PNRS, 2010, Art 6º, § I)

A problemática do lixo urbano tem sua referência nas diretrizes da PNRS – Lei Federal 12.305/2010. Nela, todas as administrações públicas precisam implantar os seus Planos Municipais Gestão de Resíduos Sólidos (PMGRS).

O OBSERVATÓRIO

Integram o Observatório da Reciclagem Inclusiva e Solidária (ORIS): o Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR), o Instituto Nenuca de Desenvolvimento Sustentável (Insea),  o Instituto Sustentar, o Centro Nacional de Defesa dos Direitos Humanos da População de Rua e Catadores de Materiais Recicláveis (CNDDH), a Cooperativa Central da Reciclagem Solidária dos Trabalhadores de Minas Gerais (Rede Sol), a Cooperativa de Reciclagem dos Catadores da Rede de Economia Solidária (Rede Cataunidos),  a Organização Não Governamental Mulheres no Emprego Informal: Globalizando e Organizando (WIEGO), a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)/ Núcleo de Estudos e Gestão Pública (NEGP)  e  Banco do Brasil – Desenvolvimento Regional Sustentável (DRS).

Matéria produzida por Antônio Coquito, jornalista e assessor de comunicação do INSEA.

SERVIÇO:

II SEMINÁRIO  ROTAS TECNOLÓGICAS PARA  A GESTÃO DE RESÍDUOS COM A RECICLAGEM POPULAR

Dias: 16 e 17 de setembro  de 2014

Local: Auditório da Escola de Engenharia da  UFMG

Endereço:  Av. Antônio Carlos 6627 – Pampulha – Belo Horizonte – MG

Informações: (31) 3295.7270 (falar com Letícia Gonçalves) ou pelo e-mail: [email protected]

PROGRAMAÇÃO

 

DIA 16 DE SETEMBRO ( TERÇA-FEIRA)

08 h: CREDENCIAMENTO

09 h: SOLENIDADE DE ACOLHIDA

10 h:      CONFERÊNCIA DE ABERTURA: “OS ERROS E SUCESSOS DA GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS NO MUNDO NA CONSTRUÇÃO DE  UMA SOCIEDADE SUSTENTÁVEL”

Conferencista convidado: Dr. PAUL CONNETT – EUA, especialista PhD, é Professor Emérito de Química Ambiental da Universidade de St. Lawrence, em Canton, Nova Yorque. Diretor-executivo do Projeto Norte–Americano de Estudos sobre Saúde Ambiental.  Durante mais de quarenta anos de pesquisa no campo da gestão de resíduos nos Estados Unidos e mais 7 províncias do Canadá e 60 outros países resultaram na publicação do livro “A Solução Desperdício Zero” (Chelsea Verde, 2013). Nos últimos 30 anos, colocou o conhecimento científico ao trabalho, ajudando comunidades de todo o mundo a compreender a ciência de questões controversas como a incineração e fluoretação.  Além de explicar os perigos de tais práticas que oferece. É um dos principais líderes ambientalista do mundo.

10h 40 min:       MESA DE DEBATES COM CONVIDADOS DO MINISTÉRIO PÚBLICO, GOVERNO DE MINAS, GESTORES MUNICIPAIS, MNCR E PÚBLICO PRESENTE.

Mediação: Dra. Sonia Dias – Integrante do Observatório da Reciclagem Inclusiva e Solidária (ORIS) e representante da Organização Não Governamental Mulheres no Emprego Informal: Globalizando e Organizando (WIEGO).

 

12h 40 min:        ALMOÇO

 

14h 30 min:        PAINEL  TEMÁTICO I: “NOVOS PARADIGMAS DA GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS: PROMOVENDO A RECICLAGEM INCLUSIVA”

EXPOSIÇÃO 1 – RECICLAGEM SUSTENTÁVEL E INCLUSIVA NA MODERNIZAÇÃO DOS SISTEMAS DE GESTÃO DE RESÍDUOS.

Convidada: Dra. Anne Scheinberg – EUA/Holanda – Pesquisadora da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).  Atua profissionalmente há mais de 30 anos na gestão de resíduos e reciclagem na América do Norte, Europa, incluindo Europa Ocidental e nos Balcãs, África, América Latina. Suas áreas de especialização incluem a gestão formal e informal de resíduos no setor reciclagem; compostagem; microprivatização; contratação e franchising; modelos de serviços ambientais; parcerias com a comunidade; sistemas de gestão ambiental; análise de gênero; boa governança, questões de participação do setor privado, autarquias locais e sociedade civil. Atualmente, ela trabalha no doutorado em Política Ambiental.

Exposição 2: GESTÃO DE RESÍDUOS E MUDANÇAS CLIMÁTICAS – IMPLICAÇÕES E OPORTUNIDADES

Convidado: David Lerpenire – Inglaterra - Formado em Ciências da Terra na Universidade de Oxford, ambientalista, fez Mestrado em Gestão Ambiental no Imperial College de Londres e é doutorando da Universidade de Leeds/Reino Unido, avaliando a efetividade do apoio internacional na melhoria da gestão de resíduos em países de pequena e média renda. Trabalhou em diversos projetos e iniciativas ambientais na Europa e em outros continentes dando suporte a inúmeras autoridades locais das áreas de desenvolvimento de infraestrutura e gestão de resíduos, revisitando metodologias de inventário de produção de gases efeito estufa (GEE) para o governo do Reino Unido e realizando pesquisa técnica para a Agência de Proteção ao Meio Ambiente dos Estados Unidos no setor políticas de mitigação de GEE.

Exposição 3 – A CONSTRUÇÃO DE UM MODELO BRASILEIRO DE RECICLAGEM POPULAR A PARTIR DO COOPERATIVISMO SOLIDÁRIO.

Convidado: Roberto Laureano da Rocha – Brasil- Catador de materiais recicláveis do município de Poá-SP. Atua como um dos líderes nacional do MNCR – Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis, contribuindo com a categoria na efetivação dos direitos e formulação de políticas públicas de valorização e reconhecimento pelos serviços prestados, na mediação do diálogo com os lideres do MNCR em nível nacional, com os governos e iniciativa privada. É um dos coordenadores da Expocatador, da rede CATASAMPA e membro do CONAMA – Conselho Nacional de Meio Ambiente.

Mediação: Aurora Pederzoli – Engenheira arquiteta, chefe do Departamento de Programas Especiais da Superintendência de Limpeza Urbana (SLU) da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH).

 

16 h – DEBATE COM OS PARTICIPANTES

 

17 h – COFFE-BREACK

17h 30min – ENCERRAMENTO

 

 

DIA 17 DE SETEMBRO (QUARTA FEIRA)

 

08h 30 min.:- ABERTURA

09 h–  PAINEL TEMÁTICO II:”PROMOVENDO A RECICLAGEM DE RESÍDUOS ORGÂNICOS NO BRASIL PRÁTICAS E DESAFIOS”

Exposição  – VANTAGENS E DESVANTAGENS ECONÔMICAS E AMBIENTAIS DA RECICLAGEM DE ORGÂNICOS NO BRASIL (RECICLAGEM x ATERRAMENTOS x APROVEITAMENTOS ENÉRGICOS)

Convidado: Ruy Barros – Brasil

 

PAINEL DE EXPERIÊNCIAS:

- DESAFIOS PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA ROTA TECNOLÓGICA DE RECICLAGEM DE RESÍDUOS ORGÂNICOS NOS MUNICÍPIOS DA BAIXADA SANTISTA –SP.

Convidado: Clauber Leite – Instituto Pólis-SP.

- A COMPOSTAGEM NO PROGRAMA LIXO ZERO DA PREFEITURA DE SÃO PAULO.

Convidado: – Autoridade Municipal de Limpeza Urbana – AMLURB 

- O MODELO DE GESTÃO COMUNITÁRIA DE RESÍDUOS ORGÂNICOS – O Caso da revolução dos Baldinhos.

Convidado: Marcos José de Abreu – CEPAGRO/SC

-  TECNOLOGIAS PARA TRATAMENTO DE ORGÂNICOS  – BIODIGESTÃO

Convidado: Carlo Vendrix – Gerente de Contrato e Núcleo de Meio Ambiente e Energia da Kuttner do Brasil

 

Mediação: Jacqueline RutkowskiEngenheira mecânica, doutora em engenharia de produção, desenvolve pesquisas e é consultora em sustentabilidade. Integra o Instituto Sustentar e ORIS.

 

11:00 – DEBATE COM O PÚBLICO

12:30 – ALMOÇO

14:00 - OFICINA “COMO AVANÇAR NA IMPLEMENTAÇÃO DA RECICLAGEM DE ORGÂNICOS NOS MUNICÍPIOS BRASILEIROS?

DISCUSSÃO EM GRUPOS

Participantes são divididos em cinco grupos, cada um discute cada um dos temas:

  1. Desafios para os gestores públicos
  2. Formação e capacitação técnica
  3. Logística
  4. Participação das cooperativas de catadores
  5. Educação ambiental e mobilização social.

15 h: APRESENTAÇÃO DAS DISCUSSÕES FEITAS NOS GRUPOS DE TRABALHO E DEBATE

ESCLARECIMENTOS SOBRE AS PROPOSTAS

DISCUSSÃO E DELIBERAÇÃO DE ENCAMINHAMENTOS FUTUROS.

 

16 h 30 min – SOLENIDADE DE ENCERRAMENTO E COOFE-BREAK