Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Lutar, criar, Reciclagem Popular!

Ferramentas Pessoais

This is SunRain Plone Theme

Navegação

Você está aqui: Página Inicial / A estrela Sant’Ana nunca se apagará

A estrela Sant’Ana nunca se apagará

por admin publicado 01/01/2021 18h49, última modificação 14/01/2021 20h26
Homenagem do MNCR ao companheiro Diogo Sant'ana

Somos movidos pelos sentimentos, conhecimentos, ideais, a força motriz de nossas vidas emana incrivelmente da vida de outros. Por essa razão os catadoras e catadores de materiais recicláveis estão em luto, Diogo Sant’Ana, familiar de nossa categoria faz a mudança de plano, passando a iluminar nossa luta lá de cima. Apaixonado pelo Brasil, pelo povo e principalmente pelos mais pobres, marcou muito nossas vidas.
Sempre feliz, inteligente, respondia desde as dúvidas mais difíceis até as mais fáceis. Nossos encontros eram marcados pela intimidade e pela solução de problemas. Conhecedor dos caminhos da burocracia estatal, assumia e resolvia problemas que para nós eram impossíveis.
Como advogado, linha de frente da nossa Associação Nacional de Catadoras e Catadores – ANCAT e do nosso Movimento, articulava e mobilizava ações que garantiam direitos ao nosso povo. Aos seus olhos, tornamo-nos gente, agentes detentores de justiça, cidadãos na plenitude da palavra.
Como secretário executivo da Secretaria Geral da Presidência do Governo Lula, atuou na articulação e aprovação de leis que beneficiam a categoria de Catadores, assim como a diversos movimentos sociais, sabendo ouvir e compreender as necessidades concretas do povo e as oportunidades jurídicas de ação. Nos provou que temos direitos, apoiou e fortaleceu a criação do maior evento de reciclagem popular do mundo, a Expocatadores, movendo estruturas antes impossíveis, para que pudéssemos reunir catadoras e catadores de mundo, empresários, o Presidente Lula e a Presidenta Dilma. Articulou e mobilizou o programa Cataforte que viabilizou investimentos de mais de 200 milhões de reais, fortalecendo mais de 35 mil catadoras e catadores organizados em 36 redes de cooperativas e associações solidárias do Brasil.

Abraçamos a cada uma e cada um, pedindo licença aos familiares de sangue de Diogo, para que nos permita passar este momento juntos, nos despedindo deste que foi um verdadeiro irmão, um exemplo de ser humano que não deixará somente saudades, mas lições de vida.

Honraremos a sua memória continuando a fazer o bem pelo nosso Brasil. Sua luta não será esquecida.

Diogo Sant'ana, presente, presente, presente.
Sempre, sempre, sempre!


Navegação